Confira os livros mais emprestados em outubro
07 DE novembro DE 2019
Infantil
1º: Os amigos do balacobaco, de Silvia Camossa.
O livro trata da amizade entre Ana, Sofia e Paco, que viviam sempre juntos. Mas, um dia, Ana não viu o Sol nascer, pois seu coraçãozinho parou de bater. Paco e Sofia, então, conheceram sentimentos muito diferentes e aprenderam a chorar de verdade. Porém, com o tempo, entenderam que sua querida amiga não estava mais presente em suas brincadeiras, mas que estaria sempre em seus corações e viva em suas lembranças.
2º: Ah, os pensamentos que você pode pensar!, de Dr. Seuss.
Neste livro, o leitor será questionado o tempo todo sobre tudo o que pode inventar, criar ou supor. Entre lhufas usando luvas, bolotos voando e um albatrozumbi vagando por aí, será que todo mundo pensa sempre igual? Talvez não exista um jeito certo de raciocinar. Com um vocabulário simples, rimas, cenários e criaturas surreais típicos da obra de Dr. Seuss, os leitores vão se divertir ao descobrir a infinidade de histórias e aprender que podemos mudar de ideia e pensar diferente a qualquer instante.
Juvenil
1º: Horácio, de Fabio Coala.
Sozinho no mundo, Horácio nunca se conformou por não conhecer a sua mãe. Então, decidiu procurá-la, numa aventura cheia de percalços e descobertas. Do jeito que a vida é. Fabio Coala, o autor da obra, reinterpreta o clássico tiranossauro rex comedor de alface criado por Mauricio de Sousa de uma forma respeitosa e, ao mesmo tempo, ousada e emocionante.
2º: A extraordinária garota chamada Estrela, de Jerry Spinelli.
Estrela é tão mágica quanto o céu do deserto. Com um simples sorriso, ela cativa o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução por liberdade no espírito de sua escola. No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum.
Adulto
1º: Justiça a qualquer preço, de John Grisham.

Mark, Todd e Zola ingressaram na faculdade de Direito porque queriam mudar o mundo. Fizeram empréstimos altíssimos para pagar os estudos, mas descobrem que a universidade pertence a um obscuro operador de investimentos que, por acaso, também é dono de um banco especializado em empréstimos estudantis. Os três se dão conta de que caíram no grande golpe das faculdades de Direito e bolam uma forma de se livrar da dívida, desmascarar o banco e o esquema.
2º: 1984, de George Orwell.

A obra já ganhou versões de filmes, minisséries, quadrinhos, traduções para 65 países. No livro, Winston vive aprisionado em uma sociedade dominada pelo Estado. Essa submissão ao poder é relatada, inclusive, na rotina desse personagem, que trabalha com a falsificação de registos históricos, a fim de satisfazer os interesses presentes. Winston, contudo, não aceita bem essa realidade, que se disfarça de democracia, e vive questionando a opressão que o Partido e o Grande Irmão exercem sob a sociedade.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026






