Consciência Negra em destaque na BSP!
04 DE novembro DE 2022Em 20 de novembro se comemora o Dia da Consciência Negra no Brasil. Para homenagear a data, nossa equipe de acervo preparou quatro super dicas de leitura relacionadas ao tema, se liga aí!
Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos, de Ana Paula Maia.
Neste livro, a autora mostra o cotidiano de homens que lutam para sobreviver em meio à pobreza e a falta de esperança de uma vida melhor. O volume reúne duas novelas. A primeira, que dá nome ao livro, tem como cenário um subúrbio distante, onde apostar em rinhas de cachorros assassinos é o divertimento mais saudável para homens que passam o dia a abater porcos. Na segunda narrativa, 'O trabalho sujo dos outros', o personagem principal recolhe o lixo numa cidade, na qual 'tudo se transforma em lixo' e a riqueza da sociedade pode ser medida pela sua produção de lixo (resumo da livraria Cultura).
Olhos d’água, de Evaristo Conceição.
Em 'Olhos d’água' Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem (resumo da Livraria Cultura).
50 contos de Machado de Assis, de Machado de Assis.
Um homem que tem o estranho prazer de torturar ratos e encara a morte da mulher com a mesma satisfação; uma mulher tão obcecada em esconder a idade que impede a filha de se casar; um afortunado compositor de melodias populares que deseja desesperadamente escrever música clássica; um rapazinho de quinze anos que se deixa empolgar pela visão dos braços de uma mulher mais velha - Essas são algumas das situações e dos personagens desta antologia de contos de Machado de Assis, que inclui textos considerados como famosos mas também escolhas mais inusitadas, além de uma apresentação convidativa e de notas (resumo da livraria Cultura).
Da minha janela, de Otávio Júnior.
Quantas coisas incríveis podemos descobrir quando abrimos uma janela e prestamos um pouco de atenção ao mundo que nos cerca? O narrador deste livro narra cada coisa, pessoa e animal que vê da sua janela em uma favela do Rio de Janeiro. Dela ele vê cores, traços, gestos, objetos e bichos cujas vidas podem ser parecidas ou diferentes da sua, mas com certeza têm algo a ensinar. Com uma narrativa sensível e ilustrações cheias de vida e movimento, Da minha janela é um convite a todos os leitores para olharem para as vidas que nos cercam mas, muitas vezes, passam despercebidas (resumo da livraria Cultura).
Para realizar o empréstimo dessas e de outras obras basta ser sócio da BSP, é grátis!
Ainda não tem sua carteirinha? Clique aqui.
Quer mais opções? Se você se amarra nos audiolivros ou e-books pode entrar nas plataformas da Tocalivros e da BibliON e apreciar a leitura desses destaques:
Carimbos e Memórias, de Priscila Flor. Audiolivro.
Devir quilomba, de Mariléa de Almeida. E-book.
30 poemas de um negro brasileiro, de Oswaldo de Camargo. E-book.
Úrsula, de Maria Firmino dos Reis. E-book.
Vozes guardadas, de Elisa Lucinda.E-book.
Navio negreiro, de Castro Alves. E-book.