Criado pela Unesco, Dia Mundial do Livro festeja obras, autores e leitura
23 DE abril DE 2020
Foi, ao mesmo tempo, uma maneira de prestar uma homenagem mundial aos livros e autores, além de uma forma de incentivar a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual. Na SP Leituras, as bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos e o SisEB-SP estão alinhados nessa corrente.
Em uma mensagem em seu site, a Unesco reforça que, em momentos de pandemia e confinamento, "o poder dos livros deve ser alavancado para combater o isolamento, reforçar os laços entre as pessoas, expandir nossos horizontes e estimular nossas mentes e criatividade".
Para a entidade, é essencial, em qualquer época, reservar um tempo para ler sozinho ou com seus filhos. "É um momento de celebrar a importância da leitura, promover o crescimento das crianças como leitores e promover um amor ao longo da vida pela literatura e a integração ao mundo do trabalho", conclui a mensagem.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


