Crônicas estão no centro de oficina com escritora Cidinha da Silva
02 DE outubro DE 2020
Cidinha Silva. Foto: Arquivo pessoal.[/caption]Com Cidinha da Silva, a Oficina Online Básica de Escrita Criativa: A Crônica é oportunidade para quem quer exercitar a escrita. Indicadas para maiores de 16 anos, as atividades estão marcadas para os dias 26, 28 e 30 de outubro, das 14h às 17h.
Nos encontros, a análise de textos vai se somar às criações. E as aulas vão tratar das diferentes características do gênero: leveza, crítica, ironia, ritmo, humor, poesia, entre outras. Os participantes vão desenvolver conteúdos em formatos variados, compreendendo relato, diálogo, texto jornalístico e opinativo, crítica cultural ou de costumes, entre outros.
Cidinha da Silva é escritora e editora. Publicou 17 livros em diversos gêneros e, entre eles, “Um Exu em Nova York”, que recebeu o Prêmio da Biblioteca Nacional (contos, 2019). Tem textos publicados em alemão, catalão, espanhol, francês e inglês. É editora da Kuanza Produções e do programa-web Almanaque Exuzilhar.
A seguir, relacionamos os títulos de algumas de suas crônicas: "Cada Tridente em seu lugar e outras crônicas" (Instituto Kuanza, 2006. 2. ed., rev. Belo Horizonte e Mazza Edições, 2007); "Oh margem! reinventa os rios!" (São Paulo: Selo Povo, 2011); "Racismo no Brasil e afetos correlatos" (Conversê Edições, 2013); "Baú de miudezas, sol e chuva" (Mazza, 2014), "Sobre-viventes" (Pallas, 2016) e "Parem de nos matar!" (Editora Ijumaa, 2016).
Quer saber mais sobre Cidinha? Confira, a seguir, a participação da escritora nas comemorações do aniversário de 10 anos da BSP:
Oficina Online Básica de Escrita Criativa: A Crônica. Com Cidinha da Silva. Dias 26, 28 e 30 de outubro, das 14h às 17. Inscrições a partir de 8 de outubro, às 10h, pelo link bsp.org.br/inscricao. Vagas limitadas.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


