Crônicas, mercado editorial, visibilidade e muito mais de Cidinha da Silva no Segundas Intenções
09 DE novembro DE 2021
Crédito: Equipe BSP Em um bate-papo de duas horas de duração que foi promovido de maneira presencial no auditório da Biblioteca de São Paulo, o jornalista Manuel da Costa Pinto conversou com a premiada escritora Cidinha da Silva autora de Um Exu em Nova York (Prêmio Biblioteca Nacional, 2019), Os nove pentes d’África (PNLD Literário 2020), # Parem de nos matar! e uma rica bibliografia de crônicas.
Na primeira parte do encontro foi abordada a relação da autora com a leitura e escrita, como o seu gosto pelos livros foi aguçado e o papel fundamental da biblioteca de sua escola nesse processo. Cidinha contou que em casa o costume era pela leitura das histórias em quadrinhos, mas foi na escola que teve contato com os primeiros livros, o que permitiu que desenvolvesse seu interesse pela literatura.
Outros temas abordados ao longo do diálogo foram a carreira acadêmica da escritora, suas referências, suas crônicas, o mercado editorial e o papel das curadorias de eventos literários como espaços de decisão sobre a repercussão de obras e autores e a visibilidade de obras com temática relacionada à cultura africana e afro-brasileira.
Ao final do encontro, Cidinha da Silva respondeu a perguntas do público que compareceu à Biblioteca de São Paulo e que participou via Facebook.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


