Curso de ilustração traz a construção do personagem no livro ilustrado
08 DE abril DE 2022Após dois dias de encontro, se encerrou ontem o curso Invenção de personagens e espaços no livro ilustrado, ministrado pelo pesquisador, escritor e ilustrador Fernando Vilela.
As duas aulas tiveram duração de três horas cada, ocorrendo no período da tarde no auditório da BSP. Nos encontros, o público teve a oportunidade de exercitar em um primeiro momento a observação de formas e técnicas distintas de ilustração aplicadas aos livros.
Na parte expositiva da aula do primeiro dia, Fernando Vilela apresentou uma perspectiva histórica da ilustração, do papel dos personagens e das diferentes formas de aplicação desses elementos nos meios utilizados, desde as paredes de cavernas e outras formações rochosas, passando pelo papiro, até os livros contemporâneos.
Outro tema abordado na parte inicial do encontro foi como representações de animais e outros elementos da natureza deram origem às primeiras letras nos alfabetos das civilizações da antiguidade e como o caminho inverso também é uma possibilidade. Muitas vezes, a escrita vira a própria imagem, e na composição do livro ilustrado essa propriedade multiplica os caminhos que o autor-ilustrador pode exlporar.
Para demonstrar a relevância das ilustrações na construção de uma narrativa, Fernando Vilela trouxe a comparação de diferentes edições de livros ilustrados que contam as clássicas histórias de João e Maria e da Chapeuzinho Vermelho, que comunicam um sentimento de terror, compaixão e até comédia de acordo com cada estilo de ilustração que os participantes puderam observar.
No segundo dia de encontro, uma atividade que envolveu cores e colagem foi desenvolvida para exercitar a aplicação dos personagens criados pelos participantes no espaço do livro ilustrado.
A BSP realiza diversos cursos e oficinas de escrita, desenho ilustração e muito mais, para ficar obter mais informações sobre todas as atividades promovidas pela biblioteca é só acessar nossa agenda.