Curso de narração de histórias estimula formação de contadores
08 DE outubro DE 2020
As vivências pessoais deram o tom ao primeiro dia de atividades. E, depois de uma introdução sobre a formação e trajetória do Arte Despertar, Cris e Sandra se revezaram na condução dos trabalhos. O primeiro exercício foi o de trazer para a sala virtual um objeto de profundo significado na história de cada um. A importância da escuta para a contação foi não só destacada durante a aula, mas também aplicada neste momento de troca entre os alunos.
A conexão imediata, estimulada por Cris e Sandra, foi tecendo uma troca e praticamente desenhando os primeiros passos de cada um na contação. Ana Paula, por exemplo, escolheu uma antiga máquina de escrever como objeto representativo, referindo-se ao sonho de infância de participar da mágica de escrever e contar histórias, como compartilhou. Patrícia trouxe um boneco do Shrek, personagem que, segundo ela, tem tanto paixão, carisma, quanto sensibilidade. Muitos escolheram também fotos, de avós, netos, filhos. Para Sandra, nós somos atravessados pelas histórias dos outros e foi o que se viu, na prática, acontecendo em aula. Cris reforçou que quando contamos uma história, compartilhamos tesouros como presentes. E foram estas peças, imagens (sementes de flores, chaves, entre outros itens) e vivências que ficaram ecoando ao final do primeiro encontro, que contou ainda com algumas referências. Entre elas, a lenda oriental "Uma fábula sobre a fábula", sobre a visita da Verdade - figura de uma mulher - ao palácio de um sultão.
[gallery size="full" columns="2" ids="61962,61967"]
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


