Curso online de Ronaldo Bressane privilegia formatos literários breves
28 DE maio DE 2020
O jornalista Ronaldo Bressante. Foto: Divulgação/ Bruno Turturra[/caption]Misto de oficina de escrita criativa com clube de leitura, o curso online Contar com Imagens, ministrado por Ronaldo Bressane na programação da BSP, tem como tema os formatos breves: a descrição, a cena, o poema, a crônica, o conto, o microconto, o perfil, o ensaio. Ao longo de oito encontros, os alunos escrevem textos estimulados por lugares de São Paulo, cartões postais, fotografias, objetos de arte, objetos pessoais, a observação de pessoas reais e outros suportes imagéticos.
Com exceção da primeira aula, que prevê a apresentação do curso e a integração dos participantes, em todas as outras a dinâmica prevê uma primeira parte com a leitura de textos dos alunos, e uma segunda parte com exposição teórica de um formato proposto. Na aula desta quarta, 27 de maio, foram lidos textos simulando uma carta escrita em um edifício em chamas.
Entre os alunos que leram os seus textos, estava Marcel Duarte, que escreveu um conto intitulado "Réquiem para um amor", que fez ao som do cantor Waldick Soriano - o que explica o título. De Sorocaba, ele disse que tem outra atividade, mas estuda para se aproximar mais da literatura: "Estou estudando para aspirante a escritor".
[caption id="attachment_60177" align="aligncenter" width="438"]
O escritor guatemalteco Augusto Monterroso (1921-2003[/caption]Em seguida, Bressane comentou o formato do microconto, que, segundo Jean Pierre Chauvin, professor de Cultura e Literatura Brasileira na ECA, "dialoga com novas formas de representação – imediatas, objetivas, fragmentárias – que favorecem a economia de tempo dos leitores, habituados à leitura diagonal, em lugar da orientação linear". Entre os autores apresentados, estão Italo Calvino, Dalton Trevisan, Franz Kafka e o guatemalteco Augusto Monterroso, cujo texto "O dinossauro" é considerado pelos críticos um exemplo perfeito do formato:
"Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá."
Para Bressane, o microconto de Monteroso é a expressão resumida do terror: "Basta substituir a imagem do dinossauro e você entende do que se trata. Pode ser: 'Quando acordou, o governo estava lá', ou qualquer outra coisa parecida". Indicado para escritores, redatores, jornalistas, artistas, pessoas interessadas em literatura, o curso Contar com Imagens prossegue no mês de junho, todas as quartas, das 16h às 18h.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


