Curso online de smartphone para os +60 aproxima gerações
28 DE julho DE 2020
Estão em andamento duas turmas, neste mês de julho, dando prosseguimento, agora online, em uma atividade que já consta como programa permanente dos dois espaços (importante ressaltar que as atividades presenciais nas bibliotecas continuam suspensas). O conteúdo do curso abrange as configurações básicas do celular (como calibrar o brilho da tela e escolher som de toque), manobras para baixar aplicativos e o uso das ferramentas do Whatsapp (enviar áudios, arquivos, realizar vídeo chamadas, entre outros). Para participar, os interessados devem ter 60 anos ou mais, possuir smartphone, ter o Whatsapp instalado no equipamento e conhecimento elementar sobre o aplicativo (leia-se: saber visualizar e enviar mensagem), além de acesso à Internet.
As pré-inscrições para as próximas turmas estarão abertas a partir das 10h de 30 de julho, pelos links https://bsp.org.br/inscricao e https://bvl.org.br/inscricao. Em caso de dúvidas ou dificuldades, os interessados podem entrar em contato com nossas equipes pelo telefone (11) 99806-9653, sempre de segunda a quinta-feira, das 10h às 13h. As vagas são limitadas! Confira datas e horários das atividades previstas e inscreva-se já ou indique o curso para seus familiares e amigos:
Biblioteca de São Paulo
Turma 5 (virtual) – terças e quintas-feiras, das 10h às 12h, 11 a 27 de agosto.
Turma 6 (virtual) – terças e quintas-feiras, das 10h às 12h, 8 a 24 de setembro.
Turma 7 (virtual) – terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, 8 a 24 de setembro.
Biblioteca Parque Villa-Lobos
Turma 5 (virtual) – quartas e sextas-feiras, das 10h às 12h, 12 a 28 de agosto.
Turma 6 (virtual) – quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h, 12 a 28 de agosto.
Turma 7 (virtual) – quartas e sextas-feiras, das 10h às 12h, 9 a 25 de setembro.
As turmas em andamento encerram, na BSP, em 30 de julho e, na BVL, em 31 de julho. E esperamos que esta experiência contribua para que todos se sintam mais próximos uns dos outros, em especial, neste tempo de enfrentamento da pandemia.
Confira a experiência
Silvana Pulvirente é atriz, tem 72 anos e ficou durante muito tempo esperando filhos e netos terem paciência para explicar os detalhes do funcionamento do smartphone. A insegurança de fazer alguma coisa errada com o celular era uma constante até que começou a participar das aulas virtuais e foi ganhando autonomia. Para ela, uma mulher independente, a atividade resultou na superação de uma série de limitações tecnológicas importantes. Feliz com o que tem aprendido, Silvana vem fazendo uso de tudo! Ela, que acaba de trocar sua foto de status (para uma de viagem para Veneza, como frisa), tem realizado selfies, videochamadas e até participado de videoconferências (a partir de links recebidos pelo Whatsapp, de amigos).
Também atriz, Dulce de Bellis, de 71 anos, foi levada a "fuçar em tudo" no smartphone depois que o sobrinho Apolinário deu um primeiro "empurrão" para seu ingresso neste universo tecnológico. Ela, que tem sobrinhos e sobrinhos-netos, tem utilizado bastante tudo o que aprende não só com eles e estava feliz com uma de suas mais recentes conquistas: trocar a imagem do perfil várias vezes! Nas aulas, Dulce aprendeu a apagar contatos de sua agenda e, durante esta pandemia, ficou ainda mais ligada nas conexões possíveis por meio do celular e do aplicativo de conversa. Tanto que já convidou outra das amigas, de 80 anos, para a próxima turma da atividade nas bibliotecas, ressaltando, como Silvana, a atenção e dedicação dos professores.
Quer viver a experiência? Atenção ao período de abertura das inscrições e não perca tempo, pois as vagas são limitadas e costumam acabar rapidamente!
[gallery columns="2" size="full" ids="60914,60927"]
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


