Dia da Literatura Brasileira!
29 DE abril DE 2024Comemorado no dia 1º de maio, o Dia da Literatura Brasileira é o destaque do mês do nosso acervo. A equipe de acervo da BSP preparou uma lista de livros impressos, e-books e audiolivros sobre o tema para celebrar a data. Confira os títulos e escolha sua leitura!
Torto arado, de Itamar Vieira Junior
Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas — a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção (resumo da livraria Cultura).
Redemoinho em dia quente, de Jarid Arraes
Focando nas mulheres da região do Cariri, no Ceará, os contos de Jarid desafiam classificações e misturam realismo, fantasia, crítica social e uma capacidade ímpar de identificar e narrar o cotidiano público e privado das mulheres. Uma senhora católica encontra uma sacola com pílulas suspeitas e decide experimentar um barato que a leva até o padre Cícero, uma lavadeira tenta entender os desejos da filha, uma mototáxi tenta começar um novo trabalho e enfrenta os desafios que seu gênero representa ? Jarid Arraes narra a vida de mulheres com exatidão, potência e uma voz única na literatura brasileira contemporânea (resumo da livraria Cultura).
Helena, de Machado de Assis
Pertencente à fase romântica do autor, Helena já anuncia traços que fariam de Machado de Assis o grande nome do realismo brasileiro.Publicado em 1876, Helena pertence à primeira fase da obra de Machado de Assis. No romance, a protagonista de origens humildes é reconhecida em testamento como filha e herdeira do conselheiro Vale, um homem importante da elite carioca do Segundo Império.Após o espólio do pai vir à tona, Helena passa a viver na mansão da família do Vale com uma tia e Estácio, filho legítimo do conselheiro. Estácio não apenas aceita a meia-irmã como lhe devota um profundo e crescente carinho, por ela correspondido. Ao drama de incesto abordado por Machado no romance, soma-se ainda o tema das conflituosas relações de classe no Brasil do século XIX, coroados por um final surpreendente (resumo da Amazon).
Iracema: em quadrinhos, de José de Alencar, adaptado por Jão e Oscar D'Ambrosio
Esta versão em quadrinhos da obra 'Iracema' de José de Alencar procura manter o texto original e se manter fiel ao tema do nacionalismo. Texto e imagem pretendem oferecer ao leitor uma visão lúdica de um livro produzido ainda no espírito da consolidação da Independência. Nele, José de Alencar busca realizar um esforço de conceber novos caminhos literários para o País, voltados para a busca de uma identidade e para o resgate das origens nacionais (resumo da livraria Cultura).
BibliON e Tocalivros
Quem tem a carteirinha da BSP também tem acesso aos acervos digitais da BibliON e da Tocalivros, com e-books e audiolivros. Para ajudar você a começar a navegar por essas plataformas, nossa equipe também trouxe uma lista adicional com sugestões de leitura disponíveis por lá, com o tema do mês.