Dia do Folclore é o destaque do mês!
03 DE agosto DE 2022
No mês de agosto, a BSP traz como destaque, em nosso acervo, o Dia do Folclore. A data é comemorada nacionalmente no dia 22 de agosto com o objetivo de fomentar a pesquisa e a divulgação da cultura nacional e suas especificidades regionais.
Confira, a seguir, as dicas de leitura separadas pela equipe da biblioteca!
Antologia do Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo.
Como surgiram ou de onde vieram as festas populares como a Folia de Reis, Congadas, Bumba-meu-boi e outras manifestações comemoradas nos mais diversos recantos do país? Estas e muitas outras questões acerca do folclore brasileiro estão respondidas nesta obra, resultado de uma pesquisa histórico-literária em que o autor investigou, primeiramente, os escritos deixados por cronistas dos séculos 16 ao 18, tais como os padres Anchieta e Manoel da Nóbrega, Fernão Cardim e Hans Staden. Em uma segunda etapa, com a intenção de divulgar de maneira antológica as investigações no campo da folclorística, selecionou, também, as obras deixadas pelos viajantes estrangeiros e estudiosos brasileiros dos séculos 19 e 20, com destaque para Debret e Saint-Hilaire entre os estrangeiros e Silvio Romero e Sant'Anna Neri entre os brasileiros.
Armazém do Folclore, de Ricardo Azevedo.
Uma reunião de contos, ditados, quadras, brincadeiras com palavras, adivinhas e outras manifestações da cultura do povo brasileiro.
Amigos do Folclore, de Jonas Ribeiro.
Este livro reúne lendas das cinco regiões brasileiras, que existem em nosso imaginário desde que nascemos e estão no imaginário de nossos pais, avós, bisavós.
Para realizar o empréstimo dessas e de outras obras basta ser sócio da BSP, é grátis!
Ainda não tem sua carteirinha? Clique aqui!
Notícias

“A mulher vive socializada na culpa”
Escritora Bruna Maia esteve na BSP para falar sobre seus livros, quadrinhos e os desafios de ser mulher no século 21
Postado em 26 DE setembro DE 2023
Leitura ao Pé do Ouvido apresenta obra de Júlio Verne
Postado em 12 DE setembro DE 2023
Escritora e cartunista Bruna Maia é a convidada do Segundas Intenções
Programa será no sábado, dia 16 de setembro, das 11h às 13h. Participe!
Postado em 11 DE setembro DE 2023
Obra do autor de O Senhor dos Anéis é destaque na BSP!
Em setembro, nossa equipe traz uma lista especial com títulos de J. R. R. Tolkien.
Postado em 30 DE agosto DE 2023.png&largura=700&altura=393)