Dia Mundial da Língua Portuguesa une mais de 260 milhões de lusófonos
05 DE maio DE 2020
O Museu da Língua Portuguesa, no centro de São Paulo[/caption]Em Angola, "vou pagar um copo ao camba" é uma frase comum entre pessoas que vão confraternizar num bar. O angolano que diz isto quer apenas ser gentil e pagar uma bebida para o amigo. As diferenças regionais são apenas uma parte da variedade e da riqueza da Língua Portuguesa, falada hoje no mundo por mais de 260 milhões de pessoas, em nove países que têm o idioma como oficial. De acordo com dados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), é o quinto mais usado no mundo, o terceiro no Ocidente e o primeiro no Hemisfério Sul.
Tudo isso justifica a comemoração nesta terça-feira do Dia Internacional da Língua Portuguesa e da cultura lusófona. A data, 5 de maio, foi oficializada em 2009, no âmbito da CPLP, com o propósito de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português. Neste dia, governos e sociedade civil celebram a relevância do idioma como parte de suas identidade.
Em novembro de 2019, a Unesco ratificou a data durante assembleia-geral em Paris, na França. A comemoração possibilita chamar atenção para as questões idiomáticas e culturais da lusofonia, gerando uma integração entre os povos desses nove países. Veja-se o exemplo do acordo ortográfico que entrou em vigor no ano de 2016, mas que estava em uso desde 2009. Entre as mudanças, houve o fim do sinal do trema e novas regras para o uso do hífen e de acentos diferenciais.
Museu da Língua Portuguesa
Em São Paulo, a data foi comemorada com uma ampla programação virtual no Museu da Língua Portuguesa. Entre as atrações, houve música, slam (poesia falada), literatura, contação de histórias, oficina, bate-papos e performances. Foi a quarta edição da comemoração, que nos anos anteriores foi realizada no saguão da Estação da Luz.
O Museu da Língua Portuguesa será reinaugurado em 2020, após ser destruído por um incêndio em 2015. Um dos primeiros museus do mundo totalmente dedicado a um idioma, ele celebra a língua como elemento fundador e fundamental da nossa cultura. Por meio de experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientes imersivos, o visitante é conduzido a um mergulho na história e na diversidade do idioma.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


