Dia Mundial do Refugiado em destaque na BSP!
31 DE maio DE 202320 de junho é o Dia Mundial do Refugiado. Confira a lista com dicas de leitura escolhida especialmente por nossa equipe de acervo para quem se interessa pelo assunto e quer se aprofundar nesse importante tema:
Refugiados: a última fronteira, de Kate Evans.
Na cidade portuária francesa de Calais, surgiu uma cidade dentro de uma cidade. Conhecida como a “Selva”, essa esquálida favela de contêineres e barracas foi o lar de milhares de refugiados, principalmente do Oriente Médio e da África, todos esperando, de alguma forma, chegar ao Reino Unido. Refugiados: A Última Fronteira lança uma luz sobre essa história. A britânica Kate Evans relata a trama a partir de várias viagens ao local. Combinando as técnicas de reportagem de testemunhas oculares com histórias em quadrinhos, a artista criou uma obra cheia de imagens pungentes, chocantes, irônicas e comoventes. Ela examina a crise de refugiados de múltiplos ângulos: moral, político e econômico. A obra emocionante e chocante de Kate Evans integra o selo DarkSide Graphic Novel da DarkSide Books, e é uma leitura complementar perfeita para os fãs de O Diário de Myriam (resumo adaptado da Amazon)
Eu venho de Alepo: itinerário de um refugiado, de Joude Jassouma.
Junho de 2015. A cidade de Alepo afunda no caos. Como centenas de milhares de civis, Joude Jassouma decide fugir com sua esposa, Aya, e sua filhinha, Zaine. A guerra civil na Síria se intensifica. Os confrontos entre o exército de Bashar al-Assad e as forças rebeldes lideradas pelos jihadistas da Frente al-Nusra e do Estado Islâmico se tornam diários. Joude, jovem professor de francês, recusa-se a tomar partido numa luta absurda, que não é a sua. Com sua família, tenta se proteger, muda de residência quatro vezes para evitar os bombardeios e acaba resolvendo se exilar. Dos bairros pobres de Alepo ao litoral norte da França, passando por Istambul e pelos campos de refugiados da ilha grega de Leros, este livro conta o êxodo de um dos milhões de sírios atingidos pela guerra. A odisseia de um herói anônimo que, arriscando a vida, atravessou o mar Egeu a bordo de um bote inflável em busca de uma vida decente para sua família. Pela primeira vez, a maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial é contada por alguém que a viveu de dentro, através do olhar de um refugiado comum (resumo da Amazon).
Nujeen: a incrível jornada de uma garota que fugiu da guerra na Síria em uma cadeira de rodas, de Christina Lamb.
A emocionante jornada de uma garota que fugiu da guerra na Síria em uma cadeira de rodas e se tornou inspiração para milhares de pessoas em meio a uma tragédia humanitária. Escrito pela mesma coautora de Eu sou Malala. Christina Lamb, premiada jornalista e coautora do best-seller Eu sou Malala, agora conta a história inspiradora de outra notável jovem heroína: Nujeen Mustafa. A angustiante jornada de Nujeen para fugir da Síria devastada pela guerra até chegar à Alemanha é uma história empolgante de força, coragem e esperança que dá um rosto para a grande questão humanitária do nosso tempo: a crise dos refugiados sírios. Para milhões de pessoas ao redor do mundo, essa adolescente de dezessete anos personifica o melhor do espírito humano. Com a locomoção limitada à cadeira de rodas devido à paralisia cerebral e sem poder frequentar a escola na Síria por causa de sua doença, Nujeen aprendeu inglês sozinha, assistindo a novelas americanas na TV. Quando sua pequena cidade se transformou no epicentro do combate brutal entre os militantes do Estado Islâmico e os soldados curdos apoiados pelos EUA, em 2014, ela e sua família foram obrigados a fugir. Apesar de suas limitações físicas, Nujeen iniciou a árdua jornada rumo à segurança e a uma nova vida. A exaustiva odisseia de dezesseis meses incluiu viagens de ônibus e travessias em botes, através da Turquia e do Mar Mediterrâneo até a Grécia, através da Macedônia até a Sérvia e a Hungria e, finalmente, até a Alemanha. Ainda assim, apesar de todas as dificuldades físicas, o extraordinário otimismo de Nujeen jamais esmoreceu. Ela manteve a cabeça erguida, recusando-se a ceder ao desespero ou a enxergar a si mesma como uma vítima passiva (resumo da Amazon).
Para realizar o empréstimo dessas e de outras obras basta ser sócio da BSP, é grátis!
Ainda não tem sua carteirinha? Clique aqui.
BibliON e Tocalivros
Quem tem a carteirinha da BSP também tem acesso aos acervos digitais da BibliON e da Tocalivros, com e-books e audiolivros. Para ajudar você a começar a navegar por essas plataformas, nossa equipe também trouxe uma lista adicional com sugestões de leitura disponíveis por lá, com o tema do mês.
Malala. Longe de casa: minha jornada e histórias de refugiadas pelo mundo, de Malala Youusafzai.
A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa, de Fernanda Paraguassu.
Uma esperança mais forte que o mar: a jornada de Doaa Al Zamel, de Melissa Flemming.
Refugiados, de Alan Gratz.
Refugiados: a luta pela vida, de Hugo Brant.
Ser estrangeiro: migração, asilo e refúgio ao longo da história, de João Paulo Charleaux.
Imigrantes ou refugiados? Tecnologias de controle e as fronteiras, de Denise F. Jardim.