Dia Mundial do Teatro é o destaque de março
21 DE fevereiro DE 2024Março é o mês do Dia Mundial do Teatro, a equipe de acervo da BSP preparou uma lista de livros impressos, e-books e audiolivros sobre o tema para comemorar a data. Confira os títulos e escolha sua leitura!
O que é cenografia?, de Pamela Howard
Neste texto que se tornou um clássico em design de teatro contemporâneo e prática da performance, Pamela Howard apresenta uma análise integral da cenografia que compreende espaço, texto, pesquisa, arte, artistas, diretores e espectadores para examinar a natureza mutável da cenografia no século XXI. Fartamente ilustrado com desenhos e croquis, o livro inclui estudos de casos da carreira de Howard, além de explanações sobre como a cenografia é vista pelo mundo, contando com definições de importantes cenógrafos da atualidade. Com seu vasto conhecimento, Howard enriqueceu a compreensão da estética do palco, que envolve escrever, desenhar, organizar, gerenciar, educar, pintar, pesquisar e manter-se apaixonada por essa arte (resumo da Amazon).
A preparação do ator, de Konstantin Stanislavski
Coube a Stanislavski a importante tarefa de sistematizar os conhecimentos intuitivos dos grandes atores do passado e de explicação ao ator contemporâneo como agir no momento da criação ou da realização. O Seu sistema não é uma continuação das idéias expostas nos velhos manuais. É Antes uma quebra da tradicional maneira de ensinar. O Trabalho do ator, segundo o sistema de Stanislavski não equivale a um estilo de representação. É, como qualquer técnica, um meio e não uma finalidade. É O próprio Stanislavski quem diz: "Ele (seus sistema) só tem utilidade quando se transforma numa segunda natureza do ator, quando este deixa de ser preocupar com ele e quando seus efeitos começam a aparecer naturalmente em seu trabalho" (resumo da livraria Cultura).
Improvisação para o teatro, de Viola Spolin
Este livro é uma espécie de bíblia dos educadores em jogos dramáticos e na arte do teatro. Manual útil para atores profissionais e amadores, professores e crianças. Para a escola e os centros comunitários oferece um detalhado programa de oficinas de trabalho. Aos diretores de teatro propicia uma compreensão dos problemas enfrentados pelos atores e das técnicas para solucioná-los. Promove, ainda, uma discussão dessa atividade na educação, na dança, na psiquiatria, na convivência social e na criatividade artística (resumo da Amazon).
Trabalho do figurinista: projeto, pesquisa e criação, de Anderson Luiz de Souza
Este livro sobre o trabalho do figurinista surgiu do conteúdo ministrado na primeira aula do curso criação de figurino: moda, artes e cultura realizado no INDEPIn – Instituto de Desenvolvimento Educacional e Profissional Integrado – POA/RS – e com as dúvidas surgidas durante o curso que teve sua primeira edição iniciada em maio de 2011, ministrado por Wagner Ferraz e pelo Prof. Anderson Luiz de Souza. A obra, vêm contribuir com a produção de bibliografia da área do figurino cênico que, ainda, se constitui com “poucas” publicações. Além de textos, apresenta croquis de figurinos criados para diferentes espetáculos. O livro tem por objetivo contribuir com o trabalho de figurinistas iniciantes, destacando questões como o ato de planejar, pesquisar, criar e executar figurinos (resumo do Google Books).
Ainda não tem sua carteirinha? Clique aqui.
BibliON e Tocalivros
Quem tem a carteirinha da BSP também tem acesso aos acervos digitais da BibliON e da Tocalivros, com e-books e audiolivros. Para ajudar você a começar a navegar por essas plataformas, nossa equipe também trouxe uma lista adicional com sugestões de leitura disponíveis por lá, com o tema do mês.