Dia Nacional do Futebol!
04 DE julho DE 202319 de julho é o Dia Nacional do Futebol. Confira a lista com dicas de leitura escolhida especialmente por nossa equipe de acervo para quem quer entrar em campo e conhecer mais sobre o esporte mais praticado do país:
A história do futebol para quem tem pressa, de Márcio Trevisan.
A história do futebol para quem tem pressa conta de forma resumida uma história cujos primeiros registros datam de cerca de 2.500 anos atrás. O livro contextualiza cada fato importante ligado ao surgimento, ao desenvolvimento, enfim, à consolidação do futebol como o esporte mais popular do planeta - com ênfase no futebol nacional. E ainda, importância de cada craque, seja dos campos ou dos bancos, a transformação de um simples jogo na maior paixão não só dos brasileiros, mas de bilhões de torcedores espalhados pelo mundo. Esse foi o maior desafio, e a única forma de superá-lo seria usar o poder de síntese sem menosprezar detalhes. Utilizar uma linguagem direta sem comprometer a compreensão, explicar a presença daquele atleta ou treinador em detrimento da ausência daquele outro jogador ou técnico. Sem esquecer que a preferência por este ou aquele, seja ele qual for, é uma questão subjetiva, muitas vezes de pura paixão clubista (resumo da Amazon).
Futebol: histórias fantásticas de glória, paixão e vitórias, de Marco Rigobelli.
Não importa se os jogadores são artificiais, fantasmas, demônios ou simples mortais, no incrível mundo do futebol não há discriminação. Boleiros que vivem em nossa imaginação entram em campo para mostrar que futebol e literatura fantástica formam uma combinação de placa. 'Futebol - histórias fantásticas de glória, paixão e vitórias' é a coletânea da Editora Draco sobre o esporte mais amado do mundo, com aquele tempero que só os brasileiros sabem dar. São dez histórias recheadas de dribles elásticos, craques sobrenaturais, peladas mágicas no campinho da infância e grandes clássicos pelo destino da humanidade, onde pôr a bola na rede pode ser a única forma de salvar a própria alma (resumo da Amazon).
Geografia do futebol, de Vítor Marques Luciano Figueiredo.
Em ano de Copa do Mundo no Brasil (2014), falar do futebol que é jogado nos campinhos de várzea, nas áreas abertas em florestas, nas areias das praias e por todo este nosso Brasil é salientar a sua prática democrática. Não há idade ou gênero, não há os bons ou maus jogadores; não há equipamentos de luxo, bolas, uniformes ou traves bonitas. Há apenas o respeito entre os participantes e a imensa vontade de jogar. Este livro pretende homenagear todos os praticantes de futebol pelo Brasil, um país que aprendeu a gostar da bola e a jogar com a arte e a alegria nos mais diferentes terrenos (resumo da livraria Cultura)
Menina também joga futebol, Cláudia Maria de Vasconcellos.
Reúna os seguintes jogadores: uma menina que prefere futebol a balé, uma família fiel a um time que não ganha nunca e um vizinho fanático pelo time rival. Convoque para esse amistoso uma avó bem distraída, um cachorro bom de bola e amigos com gostos muito, mas muito diferentes. Mais do que um time, você terá os ingredientes de uma história super divertida. Menina também joga futebol acompanha a vida de Laurinha, do nascimento ao aniversário de nove anos. Entre uma data e outra, há o tempo exato para se enfrentar um importante desafio: o que fazer quando os organizadores do Primeiro Campeonato de Futebol do Bairro Esperança proíbem a participação de menina? Este livro desafia preconceitos e concilia diferenças. Cláudia Maria de Vasconcellos, autora do premiado A fome do lobo, entra em campo dessa vez com uma deliciosa e pertinente parábola sobre o poder da amizade e da determinação. É só abrir estas páginas e começar a partida (resumo da Amazon).
Para realizar o empréstimo dessas e de outras obras basta ser sócio da BSP, é grátis!
Ainda não tem sua carteirinha? Clique aqui.
BibliON e Tocalivros
Quem tem a carteirinha da BSP também tem acesso aos acervos digitais da BibliON e da Tocalivros, com e-books e audiolivros. Para ajudar você a começar a navegar por essas plataformas, nossa equipe também trouxe uma lista adicional com sugestões de leitura disponíveis por lá, com o tema do mês.
Hoje tem futebol, de Carlos Cezar Veiga.
Passe de letra: futebol & literatura, de Flávio Carneiro.
História, conceitos e futebol: racismo e modernidade no futebol fora do eixo (1889-1912), Ricardo Pinto.
Quando é dia de futebol, de Carlos Drummond de Andrade.
Rei do futebol, de Sid Castro.
Sociedade anônima de futebol: teoria e prática, de José Eduardo Coutinho Filho.