Dose dupla no Segundas Intenções de agosto na BSP
14 DE agosto DE 2023O Segundas Intenções do último sábado na BSP foi um pouco diferente do usual. Primeiro, por ter não um, mas dois convidados que conversaram com o jornalista, crítico literário e mediador do encontro Manuel da Costa Pinto. O segundo motivo é por ter sido fruto de uma parceria entre a SP Leituras, organização social que gere a Biblioteca de São Paulo, e a Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Da instituição de ensino superior é que vieram os dois participantes do mês, os professores e escritores Leonardo Gandolfi e Paloma Vidal.
Leonardo é autor de diversos livros de poemas, como A morte de Tony Bennett e Robinson Crusoé e seus amigos, obra finalista do prêmio Jabuti, na categoria poesia (2022), além de ministrar aulas sobre literatura portuguesa e africana de língua portuguesa, trabalhando questões ligadas ao colonialismo na literatura moderna e contemporânea. Paloma publicou, entre outros, os romances A Duas Mãos e Mar Azul, discutidos ao longo do bate-papo, e os mais recentes Pré-história e La banda oriental. Como professora, dá aula de introdução aos estudos literários, promovendo a leitura a partir de teorias e reflexões sobre o que é literatura, "o que mais tenho gostado de fazer é de trabalhar criativamente com eles", destacou.
Depois da apresentação inicial, o anfitrião convidou os escritores a falar um pouco sobre o início de suas vidas e sobre a relação deles com a escrita. Chamou a atenção a coincidência de história dos colegas que tiveram como cenário na infância a cidade do Rio de Janeiro. Leonardo nascido na cidade maravilhosa e Paloma tendo vindo morar muito nova, nascida na Argentina em 1975, a escritora foi trazida pelos pais em 77 para o Brasil fugindo da ditadura militar do país, "quando pequena, escrevia diários e me lembro de misturar o espanhol, nunca aprendi a escrever em espanhol, e o português. Acontecia de ter estranhamentos com o português", relatou. Outro ponto de convergência entre os convidados é que ambos vivem há mais de uma década em São Paulo. Leonardo também salientou a participação da mãe em sua construção como leitor, "ela falava muito do Pequeno Príncipe, dizia que a cada leitura que a gente fizesse o livro contaria uma história diferente", relembrou.
O encontro seguiu com a discussão sobre algumas das obras dos autores, A Duas Mãos e Mar Azul, por parte de Paloma Vidal e A morte de Tony Bennett, Robinson Crusoé e seus amigos e Escala Richter, livros de Leonardo Gandolfi. O público presente teve a oportunidade de ouvir a leitura do poema Insert Coin, e de participar do debate com os autores fazendo perguntas. O final da conversa foi marcado pela reflexão dos escritores sobre suas "obsessões" e "chatices", como chamaram suas marcas registradas e objetivos ao escrever. Leonardo destacou que sua obra é marcada pela continuidade e memória, Paloma, escolheu os deslocamentos e também chamou a atenção para o desafio que é, a cada livro, conseguir encontrar, nas palavras dela, um novo voo.
Você pode assistir a este e outros encontros do Segundas Intenções em nosso canal do YouTube.
A próxima edição do Segundas Intenções será na Biblioteca Parque Villa-Lobos, 26 de agosto às 11h, com a escritora Giovana Madalosso.
Em setembro, a BSP recebe a jornalista e cartunista Bruna Maia, no dia 16, também às 11h.