Em abril, oficinas online estimulam a criatividade de crianças e adultos
18 DE março DE 2021
[caption id="attachment_64589" align="aligncenter" width="702"]
Juliane Sousa e Carine Souza debatem sobre a importância de ler autoras negras. Fotos: Fridas Comunica e Fotografa e arquivo pessoal.[/caption]A BSP preparou uma série de atividades online para você se divertir e aprender coisas novas em abril. Inscreva-se para participar! No mês marcado pela efeméride do Dia Nacional do Livro Infantil, em função do nascimento do escritor Monteiro Lobato, a biblioteca propõe uma oficina que ensina como publicar seu próprio livro. Além de exercícios de criatividade para estimular a produção do conteúdo, os participantes vão conhecer ferramentas de edição. Quem conduz essa jornada, indicada para pessoas a partir de 16 anos, é o jornalista e editor João Varella.
Já leu mulheres negras? Consegue fazer um lista rápida com o nome de dez autoras brasileiras? O bate-papo online "Ler autoras negras, por que não?" é um convite à reflexão e ao debate sobre as causas da invisibilização dessa produção escrita. Conduzido por Carine Souza, revisora de textos e produtora cultural, e Juliane Sousa, jornalista e poeta, ambas à frente do Coletivo Mulheres Negras na Biblioteca, a proposta do encontro é apresentar autoras e suas obras, ainda desconhecidas do público estabelecendo conexões como racismo estrutural da sociedade brasileira.
Que tal sugerir às crianças uma vivência inclusiva? Por meio de jogos e brincadeiras bilíngues em português e Libras, elas serão estimuladas a perceber as diferenças entre os integrantes do grupo. A oficina Incluindo com Libras para crianças surdas e ouvintes é indicada para crianças entre 7 e 12 anos.
Gosta de ler e quer conhecer novos autores? Aproveite a dica do Clube de Leitura, que traz neste mês, “Corpo Presente”, de João Paulo Cuenca. Este foi o primeiro romance do escritor carioca, considerado pela revista Granta, um dos vinte melhores jovens autores brasileiros. Na narrativa, o protagonista vive um presente contínuo e tenso em busca de sentimentos perdidos num mundo cínico e violento demais. No Clube de Audiolivro, voltado ao público infantojuvenil, o debate será sobre “Frankenstein” a obra-prima de Mary Shelley. Seu livro de estreia é um ícone do gênero de terror.
Para pessoas com mais de 60 anos interessadas em ampliar os conhecimentos sobre o uso do celular, a dica é a Oficina Virtual de Smartphones. Nela os participantes aprendem as configurações básicas do equipamento, o envio de áudios e arquivos e a realização de chamadas em vídeo. Os encontros serão realizados por meio do WhatsApp. Confira os pré-requisitos para participar: ter 60 anos ou mais; possuir smartphone; ter o aplicativo de bate-papo instalado no aparelho; ter conhecimento elementar sobre o WhatsApp (isto é, saber visualizar e enviar mensagens) e ter acesso à internet.
Confira as datas de inscrições e garanta sua vaga para as atividades online clicando aqui.
Tecnologia Dia a Dia
Terças e quintas-feiras, de 6 a 22 de abril, das 14h às 16h.
Oficina Virtual de Smartphones +60.
Com equipe BSP.
Inscrições a partir de 24 de março.
Oficina de autoedição: teoria e prática
Terças e quintas-feiras, de 20 a 29 de abril, das 10h às 12h.
Saiba como publicar seu livro.
Com João Varella.
Inscrições a partir de 30 de março.
Clube de Leitura
Sexta-feira, 23 de abril, das 15h às 17h.
“Corpo Presente”, de João Paulo Cuenca.
Com equipe BSP.
Inscrições a partir de 2 de abril.
Parceria com a Companhia das Letras.
Bate-papo online: Ler autoras negras, por que não?
Sexta-feira, 23 de abril, das 17h às 19h.
Com Carine Souza e Juliane Sousa, do Coletivo Mulheres Negras na Biblioteca.
Inscrições a partir de 6 de abril.
Clube do Audiolivro
Terça-feira, 27 de abril, das 14h30 às 16h.
“Frankenstein”, de Mary Shelley. Versão infantojuvenil.
Com equipe BSP.
Inscrições a partir de 5 de abril.
Parceria com a Toca Livros.
Oficina Incluindo com Libras para crianças surdas e ouvintes
Quinta-feira, 29 de abril, das 14h às 16h.
Com Sabrina Caires de Garcia e Fernanda Ribeiro.
Inscrições a partir de 29 de março.
Importante lembrar que a BSP ficará com as atividades presenciais suspensas até 30 de março, atendendo às novas medidas do plano São Paulo, que colocam o estado na fase emergencial.
[gallery columns="2" size="medium" ids="64555,64558,64559,64560,64556,64557"]
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


