/ governosp
Biblioteca de São Paulo

Em novembro, atividades celebram o centenário da Semana de Arte Moderna

29 DE outubro DE 2021
Crédito: Reprodução quadro Operários de Tarsila do Amaral

A Biblioteca de São Paulo dá início a uma série de atividades em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, que ocorreu entre 13 e 17 de fevereiro de 1922. 

Nos dias 3 e 4 de novembro, das 15h às 18h, Naiara Costa ministra o curso presencial “100 anos da Semana de Arte Moderna de 22”. Nele, serão abordados os aspectos históricos e artísticos que impulsionaram o movimento, além de mostrar sua influência nas artes, cultura e sociedade. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada no primeiro encontro.

A oficina presencial “Modernos, antes de 22”, com Francine Fernandes Weiss Ricieri, acontece nos dias 6, 13, 20 de novembro, das 14h30 às 17h30, e dia 27 de novembro, das 14h30 às 16h. Os participantes vão analisar a construção argumentativa dos poemas de Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens, Gonzaga Duque, Pedro Kilkerry, João do Rio e Gilka Machado e construir resenhas críticas dos textos discutidos. 

Outra atividade, a palestra presencial “João do Rio e a modernidade no jornalismo”, com Tânia Regina de Luca e Sílvia Maria Azevedo, acontece no em 27 de novembro, das 16h às 17h30.  O debate será em torno da obra do autor que deu vida a personagens relegados, como trabalhadores braçais, prostitutas e presidiários, em seus artigos e crônicas.

A oficina presencial “Modernos antes de 22” e a palestra “João do Rio e a modernidade no jornalismo”, fazem parte do projeto Literatura Brasileira no XXI, uma parceria com a Unifesp.  As inscrições iniciam em 22 de outubro pelo link bsp.org.br/inscricao.

Cadastre-se e receba nossa newsletter