Em oficina, Stela Barbieri e Fernando Vilela revelam jogo entre palavra e imagem
27 DE outubro DE 2020
Fernando Vilela e Stela Barbieri. Foto: Divulgação/ Ruth Albernaz[/caption]A oficina online Narração de Histórias e a Imagem Narrativa, com Stela Barbieri e Fernando Vilela, acontece na terça, dia 24 de novembro, às 15h, dentro da programação da BSP. Inscrições abertas a partir desta quarta, dia 28, às 10h. Para participar, acesse www.bsp.org.br/inscricao. As vagas são limitadas.
Nesta oficina online, os participantes serão introduzidos na arte da narrativa oral com a apresentação de uma história e, a partir de uma cena, criarão uma ilustração, utilizando desenho e colagem.
Por meio de narrativas construímos imagens, paisagens, personagens, intensidades, ritmos e, assim, criamos nossas próprias percepções das histórias, sejam elas contadas oralmente ou lidas.
O livro ilustrado é uma forma de criar narrativas com texto e ilustração num objeto físico. Porém, este complexo jogo entre palavra e imagem pode acontecer de diversas formas.
Stela Barbieri é artista plástica e consultora nas áreas de educação e artes. Foi conselheira da Fundação Calouste Gulbenkian (2012-16). Foi curadora educacional da Bienal de Artes de São Paulo (2009-14) e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake (2002-13). É autora de livros infantis e contadora de histórias. Dirige o Binah Espaço de Artes.
Fernando Vilela é escritor, ilustrador, designer, educador e curador. Tem mais de 90 livros ilustrados publicados, dentre os quais 20 são de sua autoria. "Lampião & Lancelote" recebeu, em 2007, menção honrosa na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha e dois prêmios Jabuti. Suas obras estão nas coleções do Museum of Modern Art (MoMA), de Nova York, e da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Narração de histórias e a imagem narrativa. Com Stela Barbieri e Fernando Vilela. Terça-feira, dia 24 de novembro, das 15h às 17h. Carga horária: 2 horas. Indicado para maiores de 16 anos. Inscrições a partir de 28 de outubro, às 10h. Para participar e obter mais informações, clique aqui. Vagas limitadas.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


