Entre no clima das Olimpíadas!
29 DE julho DE 2024A equipe do acervo da BSP preparou uma lista de livros para você mergulhar no mundo dos jogos. Tem opções impressas, e-books e audiolivros. Escolha o melhor para você e boa leitura!
Olimpíadas: os Jogos Olímpicos através dos tempos, de Richard Platt
De uma pequena competição local até um grande evento internacional, faça parte da eletrizante história das olimpíadas modernas. Seja a testemunha ocular de treinos, batalhas, trapaças, lucros, protestos, tragédias, recordes e ouro, muito ouro! (fonte: Amazon)
Do pós ao neo olimpismo: esporte e movimento olímpico no século XXI, de Katia Rubio (Org.)
O Movimento Olímpico organizado no final do século XIX se estabeleceu e cresceu ao longo do século XX e tem no Comitê Olímpico Internacional (COI) uma das instituições mais poderosas do planeta, responsável pela realização dos Jogos Olímpicos, evento que se realiza de 4 em 4 anos. Esse fenômeno que hoje se materializa como um poderoso catalizador de ações culturais, educacionais, econômicas e políticas, chega ao século XXI lidando com as contradições geradas por todos os envolvidos em sua manutenção: dirigentes, técnicos, atletas e empresas. Pesquisadores dos Estudos Olímpicos já anunciavam que a superação do amadorismo pelo profissionalismo, a negação das influências políticas sobre o esporte, o controle de dopagem de forma policial, a corrupção em diferentes níveis de poder nas instituições esportivas, a desintegração dos Estados Nacionais e a consequente perda da referência de identidade do atleta fizeram o COI deixar a condição de instituição acima do bem e do mal. É tempo de repensar os rumos do Movimento Olímpico e de todos os atores sociais envolvidos em sua organização. Esse livro tem como proposta discutir esse momento e apontar caminhos para o Movimento Olímpico. Para tanto, pesquisadores e estudiosos do tema fazem uma reflexão sobre as questões nevrálgicas atuais, a partir de sua contextualização histórica, e buscam oferecer uma reflexão em perspectiva. (fonte: Amazon)
Esportes: fatos e curiosidades inusitadas sobre modalidades, atletas, eventos e muito mais, de Daniel Tatarsky
Esportes, seja qual for a modalidade, mobilizam aficionados não apenas quando se trata de assistir a competições, mas também em conversas sobre recordes, escalações de times e outras curiosidades. Nas páginas deste volume da série Infográficos, há desde o movimento de pernas de Muhammad Ali nas lutas ao nível de decibéis dos gritos de tenistas em ação - tudo descrito, desenhado, quantificado, dissecado, para alimentar animadas discussões. Entre os 81 infográficos, o leitor também vai encontrar: quais foram as maratonas em condições mais extenuantes; os esportes mais bobos do mundo, a exemplo do caiaque de abóbora gigante e da corrida do queijo; a maior sequência de vitórias de um esportista profissional; quais são as substâncias consideradas doping; as maiores audiências em transmissões televisivas de eventos esportivos; as trapaças desmascaradas ao longo da história; e as ondas de azar que acometeram equipes por mais tempo, como a "Maldição de Bambino", que se abateu sobre o time de beisebol Boston Red Sox, que passou 86 anos sem vencer um campeonato. (fonte: Amazon)
O guia dos curiosos: jogos olímpicos, Marcelo Duarte
Neste novo guia, o autor traz as curiosidades e fatos de todos os Jogos Olímpicos desde 1896, a origem das Olimpíadas, as primeiras modalidades esportivas, os bastidores, os heróis olímpicos, os piores momentos e os mais engraçados também, além de tabelas com todos os resultados, as medalhas e os pódios. E, para completar, todos os casos polêmicos sobre doping. Você vai saber o que acontecia com os atletas que fossem descobertos trapaceando nas Olimpíadas da Grécia Antiga, quem teve a ideia de criar o revezamento que leva a tocha de Olímpia até a sede dos jogos, por que os franceses não queriam entregar a medalha de ouro ao padeiro que venceu a maratona nos jogos de 1900, o que 'Guerra nas Estrelas' e 'E.T., o Extra-Terrestre' têm a ver com as Olimpíadas de 1984, por que remadores de três países sequestraram um ônibus nos jogos de Atlanta em 1996, quem foi o famoso vencedor de três medalhas de ouro que acabou virando gari em seu país, e muito mais. (fonte: livraria Cultura)
BibliON e Tocalivros
Quem tem a carteirinha da BSP também tem acesso aos acervos digitais da BibliON e da Tocalivros, com e-books e audiolivros. Para ajudar você a começar a navegar por essas plataformas, nossa equipe também trouxe uma lista adicional com sugestões de leitura disponíveis por lá!
BibliON
TSIRAKIS, Stylianos. Uma viagem à Grécia: Os jogos olímpicos e os deuses. E-book
AGUIAR, Luiz Antonio. Odisséia Olímpica. E-book
ASSIS, Joanna de. Para-Heróis. E-book
PINCIROLLI, Cristiana. Esporte, um palco para a vida. E-book
Tocalivros
KESSOUS, Mustapha. 100 histórias dos jogos olímpicos. E-book
SENTONE, Rafael Gomes; CAVICHIOLLI, Fernando Renato. Atletas paranaenses olímpicos de atletismo. E-book
MACHADO, Cláudia. Os 12 deuses do Olimpo, com Sofia. E-book
FARIAS, Airton de. História dos jogos olímpicos. E-book