Escritor Sacolinha participa do programa Segundas Intenções
28 DE outubro DE 2022Saber que a leitura transforma não foi o suficiente para Ademiro Alves de Sousa, mais conhecido como Sacolinha. O autor de vários contos e romances literalmente colocou o discurso na prática ao levar a literatura a regiões vulneráveis, como favelas, associações de moradores, morros, cadeias e penitenciárias federais. O mesmo empenho é dedicado aos jovens de escolas públicas do estado ao promover semanalmente palestras nos colégios. Comanda ainda os encontros mensais do projeto Comunidade do Conto criada para estimular a produção de textos literários e o projeto Literatura e Paisagismo – Revitalizando a quebrada.
Formado em Letras, Sacolinha trabalhou na secretaria de cultura do município de Suzano por oito anos (2005 a 2012), onde desenvolveu vários de projetos de incentivo à leitura e divulgação dos novos escritores, com destaque para o 1º Salão Internacional do Livro de Suzano. Trouxe para a cidade escritores como Ariano Suassuna, Marcelo Rubens Paiva, Ignácio de Loyola Brandão, Moacyr Scliar, Paulo Lins, Antonio Skármeta, Fernando Gabeira, entre outros. Ganhou vários prêmios por seus livros e seus projetos.
Entre seus títulos publicados estão Graduado em Marginalidade (2005), 85 Letras e um Disparo (2007), Brechó, Meia-Noite e Fantasia (2016), Entre Amar e Morrer, Eu Escolho Sofrer (2020) e o mais recente é Onde estavam meus olhos? – Ainda sobre leveza (2022).
O programa Segundas Intenções é realizado mensalmente na BSP e tem mediação do escritor e jornalista Manuel da Costa Pinto. Não é necessário fazer inscrição.