Filme sobre Leminski e Alice Ruiz
24 DE junho DE 2013
O poeta Paulo Leminski, que faleceu em 1989, voltou a ganhar recentemente destaque na imprensa devido ao sucesso de vendas do livro Toda Poesia, coletânea de todos seus poemas. Agora, o escritor volta a ser tema de reportagens com a produção da cinebiografia Alice e Paulo, que retrata seu relacionamento com a poestisa Alice Ruiz. O longa-metragem deve ser lançado nos cinemas brasileiros no próximo ano.
Os dois escritores se conheceram na cidade de Curitiba, em 1968, foram casados durante vinte anos e tiveram três filhos.
Por sua formação intelectual, Leminski era visto por muitos como um poeta de vanguarda, mas por ter aderido à contracultura e ter publicado em revistas alternativas, muitos o aproximam da geração de poetas marginais.
Na década de 1970, seus poemas e textos saíram em diversas revistas e, em 1975, lançou a obra Catatau, que denominou de "prosa experimental". Além de poeta e prosista, Leminski era também tradutor e letrista.
Alice é poetisa e haikaista (haikais são poemas de origem japonesa marcados pela concisão e objetividade). Tem 21 livros publicados, entre poesia, traduções e uma história infantil. Seu primeiro livro, Navalhanaliga, foi lançado em 1980, mas antes ela já havia escrito textos feministas e editado algumas revistas, textos publicitários e histórias em quadrinhos.
A Biblioteca de São Paulo possui em seu acervo algumas das obras dos dois autores. Confira!

Toda poesia
Paulo Leminski
Ao conciliar a rigidez da construção formal e o mais genuíno coloquialismo, o autor praticou ao longo de sua vida um jogo de gato e rato com leitores e críticos. Se por um lado tinha pleno conhecimento do que se produzira de melhor na poesia, por outro parecia comprazer-se em mostrar um 'à vontade' que não raro beirava o improviso, dando um nó na cabeça dos mais conservadores. Pura artimanha de um poeta consciente e dotado das melhores ferramentas para escrever versos. Este volume percorre a trajetória poética completa do autor curitibano, mestre do verso lapidar e da astúcia.

Catatau
Paulo Leminski
O 'Catatau' é um texto de vanguarda que trata de assuntos afeitos aos séculos 16 e 17. Nele o autor emprega recursos como neologismos, aforismos, filosofemas e trocadilhos nonsense, parodiando clássicos portugueses.

Dois em um
Alice Ruiz
Esse livro reúne toda a poesia publicada por Alice Ruiz durante a década de 1980.

Jardim de Haijin
Alice Ruiz
A autora deste livro entende o haikai como um exercício fundamental para que o poeta saia de si e se concentre no mundo. Para a autora, as palavras precisam se despojar dos sentidos acumulados ao longo da História para refazer a experiência humana a partir de um olhar inédito. Surge então o diálogo direto com as crianças, seres que não fazem o menor esforço para dispor desse mesmo olhar. O ponto de partida deste livro é o jardim, uma composição de elementos naturais emoldurada pela escrita da artista.

Nuvem feliz
Alice Ruiz e Edith Derdyk
Nuvens costumam ser muito temperamentais. Qualquer ventinho as empurra de um lado para o outro, e assim elas mudam de cor, e de humor, a todo momento. Mas uma coisa é certa - toda nuvem, desde pequena, sabe que um dia terá de chorar. Os desenhos inclusos neste livro exploram as possibilidades da linha e da mancha.
Notícias
.jpg&largura=700&altura=393)
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Confira nossas indicações
Postado em 08 DE abril DE 2025
E o Oscar vai para...
Leia as histórias que chegaram à maior premiação do cinema!
Postado em 05 DE março DE 2025
Exposição Tesouros da Terra - sementes da inovação
Tesouros da Terra, exposição inédita em São Paulo e Brasília, apresenta a inovação, tecnologia e a ciência que estão por trás do desenvolvimento da Agricultura.
Postado em 18 DE fevereiro DE 2025
Vale a pena ler de novo!
(Re)descubra histórias incríveis!
Postado em 05 DE fevereiro DE 2025