Há 69 anos, 'O Apanhador no Campo de Centeio' ganhava sua primeira edição
16 DE julho DE 2020
O livro começa com a expulsão de Holden Caufield da escola onde ele estuda, no estado americano da Pensilvânia. O jovem de apenas 16 anos decide, então, usar suas economias para ir até Nova York, onde vive uma aventura de três dias e tem uma série de encontros que vão fazê-lo olhar o mundo sob outra perspectiva.
Em uma resenha para o New York Times, o crítico Nash Burger classificou "O Apanhador no Campo de Centeio" como um "romance extraordinariamente brilhante". Uma das razões para esse encantamento, que se reproduziria no público e ganharia ainda mais força entre os adolescentes nos anos 1960 e 1970, é o emprego de uma linguagem franca e aberta para reproduzir o fluxo de pensamento do personagem, incluindo sem cerimônia palavrões e descrição de cenas de sexo.
No ano passado, quando Salinger teria completado cem anos, a editora Todavia lançou uma nova edição brasileira do livro, traduzida por Caetano W. Galindo. O volume reproduz a capa da versão original, com arte de E. Michael Mitchell.
"O Apanhador no Campo de Centeio" foi incluído na lista de 2005 dos 100 melhores romances em inglês da Time. E foi indicado pela Modern Library e seus leitores como um dos 100 melhores romances em inglês do século XX.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


