Hercules Gomes homenageia compositores negros em recital online
27 DE julho DE 2020
Hercules Gomes ao piano no recital online "Presença Negra na Música Erudita". Foto: reprodução[/caption]Parceria entre a BSP e o Sesc Santana, o Programa Vespertino trouxe neste fim de semana um recital online com o pianista e compositor capixaba Hercules Gomes. Em "Presença Negra na Música Erudita", Gomes reuniu um repertório de músicas clássicas desde o século XVIII até os dias de hoje, além de algumas peças de autoria dele mesmo. O vídeo, que teve mais de mil visualizações, está disponível na página da biblioteca no Facebook e embutido no fim deste texto.
Além de selecionar, como o título do recital explicita, compositores negros, Gomes percorre a história da música erudita brasileira, do século XVII até os dias atuais. "Foi um desafio grande montar um repertório só com compositores negros", disse ele. "Gostaria de ter incluído mais nomes contemporâneos, mas infelizmente não deu"
Gomes abriu o recital com as "Fantasias" do Padre José Mauricio Nunes Garcia, um dos principais compositores do período colonial brasileiro. Gomes executou as primeiras cinco e, após um pequeno intervalo, a sexta, que difere formalmente das outras. "É um tema e cinco variações", explicou ele, que agradeceu a audiência.
Em seguida, o concerto online seguiu com composições de Patápio Silva e Joaquim Callado, dois flautistas de ofício, cujas partituras foram adaptadas por Gomes. O contemporâneo Laércio de Freitas, que transita entre o popular e o erudito, também comparece na seleção com "No tempo da Chiquinha", homenagem à Chiquinha Gonzaga. No encerramento, três composições do próprio pianista, entre as quais "Toada" e "Nação Primeira".
https://youtu.be/NlC6F4FqFT4
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


