Jeferson Tenório compartilha sua trajetória no universo literário
27 DE setembro DE 2021
Crédito: Reprodução Durante a infância escrevia diários, mas teve pouco acesso à leituras diversificadas. Até tentou escrever uma novela, Perdão do destino, mas ele ainda não tinha um repertório literário, sua inspiração era a narrativa de novelas que a TV Globo transmitia.
Foi só na faculdade de letras, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, que Jeferson Tenório descobriu e aprofundou sua relação com a literatura.
O autor nasceu no Rio de Janeiro, em 1977, mas vive desde a infância em Porto Alegre, atua como professor de língua e literatura na rede pública de ensino e, atualmente, faz doutorado em Teoria Literária.
Mais uma vez, o Segundas Intenções ultrapassou os limites do Estado de São Paulo e durante a conversa, que teve mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto, Jeferson Tenório também falou um pouco sobre o processo criativo e o período que viveu enquanto produzia seus livros.
- Beijo na parede (2013)
- Estela sem Deus (2018)
- Avesso da pele (2020)
[gallery size="medium" ids="67229,67231,67230"]
Esses títulos fazem parte do acervo da BSP e da BVL e estão disponíveis para empréstimo. Basta fazer sua carteirinha e levar uma dessas leituras para casa.
Assista o encontro completo aqui e conheça mais sobre o autor!
E você já pode se programar para participar dos programas do Segundas Intenções de outubro:
Bate-papo com Ana Maria Machado, transmitido ao vivo no facebook da Biblioteca de São Paulo. Dia 4 de outubro, das 19h às 20h.
Bate-papo com Eva Furnari, transmitido ao vivo no facebook da Biblioteca Parque Villa-Lobos. Dia 18 de outubro, das 19h às 20h.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


