Joselia Aguiar, convidada do Segundas Intenções, traz um olhar sobre Jorge Amado
27 DE julho DE 2021
Joselia Aguiar pesquisou manuscritos inéditos e documentos de Jorge Amado para escrever uma biografia do escritor. Foto: Silvia Costanti.[/caption]Joselia Aguiar, soteropolitana. Jorge Amado, grapiúna. Entre os dois, uma conexão que vai além de terem em comum a mesma terra natal, a Bahia. Joselia mergulhou, durante quase oito anos, numa profunda pesquisa sobre a vida do lendário escritor e o resultado é uma biografia, seu título de estreia, vencedor do Prêmio Jabuti 2019. Ela é a convidada do Segundas Intenções de agosto.
Jornalista e doutora em História pela Universidade de São Paulo, Joselia foi curadora do Festival Literário Internacional de Paraty (Flip) nas edições de 2017 e 2018 e atualmente dirige a Biblioteca Mário de Andrade, uma das mais importantes do País, onde divide seu tempo entre a curadoria e a gestão do espaço.
A ideia de escrever sobre a vida e obra de Jorge Amado teve início ao receber um convite feito pelo jornalista e editor Alcino Leite Neto. O resultado final reúne 640 páginas que incluem manuscritos inéditos de Amado, documentos raros e uma pesquisa extensa que envolveu viagens aos Estados Unidos e à Europa. Como ela prefere definir em entrevistas, o livro é ‘uma’ biografia, e não ‘a’ biografia. A narrativa traz seu olhar sobre o escritor, amigo de personalidades famosas como Sartre e Saramago e cuja obra foi traduzida para dezenas de idiomas.
No acervo da biblioteca, tanto físico como digital, você pode conferir a biografia de Jorge Amado, escrita por Joselia, e alguns clássicos brasileiros escritos por ele, como Capitães da areia, Mar morto, Gabriela, cravo e canela e Tieta do Agreste.
[gallery size="full" ids="66747,66748,66734,66750,66751"]
Joselia, que na infância e adolescência foi uma assídua frequentadora das bibliotecas escolares, anuncia seu novo projeto: está escrevendo um novo livro sobre a pintora Djanira – um dos três nomes mais citados entre artistas brasileiros nos anos 60-70, ao lado de Di Cavalcanti e Portinari.
Segundas Intenções Online, com Joselia Aguiar. Mediação de Manuel da Costa Pinto. Segunda-feira, 19 de agosto, das 19h às 20h. Transmissão ao vivo e simultânea no Facebook da Biblioteca de São Paulo, da Biblioteca Parque Villa-Lobos, do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo e do Literatura Brasileira no XXI.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


