Lê no Ninho cria momentos de troca e afeto dentro de casa
19 DE junho DE 2020
O programa Lê no Ninho foi desenvolvido para proporcionar um momento de troca e descobertas dos pequenos com os livros e tudo que pode ser explorado a partir dele. Com o objetivo de trabalhar com crianças de 0 a 4 anos, o programa envolve, em um ambiente confortável e lúdico, músicas, poesias, brincadeiras, leituras e liberdade com o livro físico e até mesmo digital.
Neste momento em que estamos fisicamente mais distantes, disponibilizamos em nossa página do Facebook, uma série de vídeos que podem te ajudar a transformar um cantinho do seu lar em um lugar de aprendizado e reforço do vínculo da criança com a família. Vale lembrar que a leitura, nessa fase, é primordial para o desenvolvimento dos pequenos, estreitando laços afetivos entre os pequenos e seus pais/cuidadores.
Que tal algumas dicas para reproduzir, em casa, um momento de mergulhar no mundo dos livros com as crianças?
- Encontre uma posição confortável;
- Mantenha o contato visual e proximidade com seu bebê;
- Deixe que seu filho segure e manuseie o livro, ensine-o a virar a página (não tem problema se o livro estiver de cabeça para baixo ou de trás para frente);
- Brinque com os sons, faça diferentes entonações de voz, cante, bata palmas, estale os dedos, faça caretas, expressões e gestos. Brinque com o seu filho;
- Quando fizer a leitura, vire o livro para a criança, aponte e nomeie os objetos, animais e pessoas, faça separação de sílabas, leia pausadamente;
- Dê ênfase às palavras;
- Faça associação de formas, cores e sabores (exemplo: a maçã é vermelha e doce, ou a maçã é redonda e vermelha);
- Lembre-se que a criança aprende por repetição;
- Explore contos clássicos (Chapeuzinho vermelho, Três porquinhos, João e o pé de feijão, entre outros);
- Observe o interesse da criança. Não tem problema parar o livro no meio e começar outro, parar a leitura e começar uma musiquinha ou uma brincadeira;
- Cantigas de roda são grandes aliadas, divertem os pequenos e todos conhecem;
- Coloque livros na caixa de brinquedos dos pequenos;
- Crie o hábito e o prazer da leitura e oralidade: ler ou contar histórias antes de dormir ajuda a desenvolver uma rotina e fortalecer o vínculo afetivo.
Quais livros são mais indicados para bebês?
Livros de banho, sonoros, táteis e pop-ups são mais atrativos para eles. Escolha aqueles com boa diagramação, textos curtos e com poucas ilustrações por página. O excesso de informação (poluição visual) confunde o bebê.
E se meu filho estragar o livro?
É importante criar, nas crianças, a familiaridade com os livros. Deixe seu filho dormir, abraçar, morder, lamber, beijar, usar o livro em outras brincadeiras para que ele entenda que o livro também é divertido. E pode rasgar! Da mesma forma que os brinquedos se quebram... O importante é a interação da criança com o livro.
Aproveite essas dicas, assista os vídeos e divirta-se entre livros com família.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026



