Laboratório Slam da BSP teve seu primeiro encontro no último sábado
31 DE janeiro DE 2022
Crédito: Milena Nascimento Aconteceu no último sábado, 29, o primeiro dos três encontros do “Laboratório Slam - 100 da Semana de Arte Moderna de 22”, organizado pela BSP no formato on-line e apresentado pela poeta e pesquisadora Mídria.
Nesse primeiro encontro, foram apresentados aos participantes o contexto histórico da criação dos primeiros Slam’s na década de 80 em Chicago, nos Estados Unidos, como uma forma de promover a declamação de poesias de uma forma mais lúdica e atrativa, as diferenças e convergências entre o Slam e as batalhas de rimas e outras manifestações artísticas, a estrutura dos Slam’s, além da sua relação com os Saraus.
Mídria também discorreu sobre os primeiros passos do Slam do Brasil, que ganhou, em um primeiro momento, relevância em São Paulo antes de se expandir para o Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros centros. Relembrou movimentos pioneiros como os da “Frente três de fevereiro” e da “Zona Autônoma da Palavra”, e como o Slam, aqui no Brasil, incorporou a estética marginal de seu par norte-americano, abordando temas como o racismo, machismo e homofobia.
Na parte final da atividade, Mídria convidou os participantes a realizar uma atividade prática relacionada aos temas abordados.
Slam no Brasil atualmente
Atualmente existem mais de 200 comunidades espalhadas por 20 estados brasileiros. Entre as principais competições do país estão o Slam SP e o Slam BR e, em fevereiro, a BSP organiza o seu próprio campeonato de Slam que contará com 15 participantes.
Acesse nossa agenda para saber mais sobre a competição e o laboratório que ainda terá mais dois encontros.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


