Leitura ao Pé do Ouvido traz obra da primeira fase do modernismo brasileiro
21 DE agosto DE 2020

O programa Leitura ao Pé do Ouvido apresenta, toda semana, o trecho de um livro que pode se tornar a sua próxima leitura. Essa sexta, a obra escolhida é "Brás, Bexiga e Barra Funda", de Antônio de Alcântara Machado. Publicada em 1927, o título integra as produções artísticas da primeira fase do modernismo no Brasil, que começou em São Paulo, em 1922, com a Semana de Arte Moderna.
Este movimento cultural trazia como características a libertação estética, a ruptura com o tradicionalismo, experimentações, versos livres, ausência de pontuação, humor e a valorização do cotidiano. O cronista Antônio de Alcântara Machado fez parte das construções literárias deste período colocando em "Brás, Bexiga e Barra Funda" um pouco da história dos imigrantes que vinham para os bairros que intitulam o livro. Abordando, nesta coletânea de contos, tristezas, esperanças, alegrias e perspectivas vividas por esses grupos.
Escute aqui o trecho que selecionamos para você.
Gostou?
Acesse aqui o livro em formato digital e boa leitura!
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


