Leitura ao Pé do Ouvido apresenta história de Artur Azevedo
11 DE março DE 2022
Crédito: Equipe SP Leituras Leitura ao Pé do Ouvido apresenta A “Não me toques”!, de Artur Azevedo. A história foi publicada em outubro de 1902, no Correio da Manhã e apresenta Antonieta, a "Não-Me-Toques", assim chamada por dispensar todos os pretendentes que seu pai lhe arrumava.
Muito à frente de seu tempo, ela não queria se casar por dinheiro ou conveniência, mas por amor. Diante da morte dos pais, não viu outro jeito senão unir-se em matrimônio com José Fernandes. Mas um trágico acontecimento está por vir. Ouça aqui o trecho que selecionamos para você dessa história!
Agora, descubra tudo que acontece com Antonieta, embarcando aqui nessa leitura disponível em formato digital!
Trecho lido:
- Que diabo! dizia o comendador à sua mulher, D. Guilhermina, - estou vendo que será preciso encomendar-lhe um príncipe!
- Ou então, acrescentava D. Guilhermina, esperar que algum estrangeiro ilustre, de passagem nesta cidade..
- Está você bem aviada! Em quarenta anos que aqui estou, só dois estrangeiros ilustres cá têm vindo: o Agassiz e o Herman.
Entretanto, eram os pais os culpados daquele orgulho indomável. Suficientemente ricos tinham dado à filha uma educação de fidalga, habituando-a desde pequenina a ver imediatamente satisfeitos os seus mais custosos e extravagantes caprichos.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


