Leitura ao Pé do Ouvido apresenta obra de João do Rio
14 DE fevereiro DE 2023Leitura ao Pé do Ouvido a obra A Alma Encantadora das Ruas, de João do Rio. O jornalista, escritor e dramaturgo brasileiro, João do Rio (1881-1921), pseudônimo de Paulo Barreto, nasceu no Rio de Janeiro e teve sua estreia na literatura em 1904 com o livro As Religiões do Rio, onde reúne uma série de reportagens de cunho investigativo, que foram escritas na Gazeta de Notícias, sobre a diversidade religiosa do Rio de Janeiro.
Em A alma encantadora das ruas, reunião de textos publicados na imprensa carioca entre 1904 e 1907, o autor percorre as ruas do Rio de Janeiro para reter a "cosmópolis num caleidoscópio", em um período que a cidade vivia um processo de transformação acelerada, passando de corte modorrenta a ambiciosa capital federal. Ouça aqui o trecho que selecionamos para você!
E você pode embarcar na leitura completa desse livros que está disponível aqui em formato digital!
Trecho lido:
"A despreocupação dessa gente parece viver com uma estranha verdade no lundu popular:
Eu vivo triste como sapo na lagoa
Cantando triste, escondido pelas matas.
Para ver se endireito a minha vida
Vou deixar das malditas serenatas.
O meu nome na Gazeta de Notícias
Ainda hoje eu vi bem declarado:
Ontem à noite foi preso um vagabundo…
Vagabundo sim! A musa da cidade, a musa constante e anônima, que tange todas as cordas da vida e é como a alma da multidão, a musa triste é vagabunda, é livre, é pobre, é humilde. E por isso todos lhe sofrem a ingente fascinação, por isso a voz de um vagabundo, nas noites de luar, enche de lágrimas os olhos dos mais frios, por isso ninguém há que não a ame — flor de ideal nascida nas sarjetas, sonho perpétuo da cidade à margem da poesia, riso e lágrima, poesia da encantadora alma das ruas!..."