Leitura ao Pé do Ouvido apresenta trecho de obra de Machado de Assis
04 DE março DE 2022
Crédito: Equipe SP Leituras Leitura ao Pé do Ouvido apresenta trecho de obra A Chinela Turca, de Machado de Assis. Este trabalho do autor é um conto que se passa no Rio de Janeiro, no ano de 1850, e conta a história do bacharel Duarte, que enquanto se prepara para ir a um baile com Cecília, recebe a visita do major Lopo Alves. A visita noturna não seria um problema, se o major não tivesse em mãos um livro de 180 páginas que pretendia ler para Duarte. Esse conto do escritor foi publicado pela primeira vez em 1875 e posteriormente incluído em Papéis Avulsos, sendo o mais antigo da coletânea. Ouça o trecho que selecionamos para você!
Gostou? Embarque aqui nesta leitura disponível em formato digital!
Trecho lido:
Duarte não respondeu, fechou os punhos, bateu com eles violentamente nos peitos do homem e deitou a correr pelo jardim fora. O homem não caiu; sentiu apenas um grande abalo; e, uma vez passada a impressão, seguiu no encalço do fugitivo. Começou então uma carreira vertiginosa. Duarte ia saltando cercas e muros, calcando canteiros, esbarrando árvores, que uma ou outra vez se lhe erguiam na frente. Escorria-lhe o suor em bica, alteava-se-lhe o peito, as forças iam a perder-se pouco a pouco; tinha uma das mãos feridas, a camisa salpicada do orvalho das folhas, duas vezes esteve a ponto de ser apanhado, o chambre pegara-se-lhe em uma cerca de espinhos. Enfim, cansado, ferido, ofegante, caiu nos degraus de pedra de uma casa, que havia no meio do último jardim que atravessara.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


