Leitura ao Pé do Ouvido destaca história de Bernardo Guimarães
08 DE abril DE 2022O Leitura ao Pé do Ouvido de hoje apresenta o livro A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães. A obra narra a história de Isaura, uma escrava branca que foi criada como filha pela família que a possuía. Assim, ela é protegida pela matriarca, que prometeu libertá-la após sua morte, mas isso não ocorre. Isaura torna-se propriedade de Leôncio que é sem caráter e, mesmo casado com Malvina, deseja possuir Isaura, por quem alimenta uma paixão.
A beleza de Isaura instigava a paixão de vários personagens: Leôncio, Belchior (jardineiro), o feitor da fazenda e o irmão de Malvina. Mas em uma reviravolta que envolve, amores, disputas, falências e conquistas de propriedades, o destino de Isaura está na mão desses homens. Ouça aqui o trecho que selecionamos para você!
Gostou? Embarque aqui na leitura completa desse livro disponível em formato digital.
Trecho lido:
"Isaura despertando de suas pungentes e amargas preocupações, tomou seu balainho de costura e ia deixar o salão, resolvida a sumir-se no mais escondido recanto da casa, ou amoitar-se em algum esconderijo do pomar. Esperava assim esquivar-se à repetição de cenas indecentes e vergonhosas, como essas por que acabava de passar. Apenas dera os primeiros passos foi detida por uma extravagante e grotesca figura, que penetrando no salão veio postar-se diante de seus olhos.
Era um monstrengo afetando formas humanas, um homúnculo em tudo mal construído, de cabeça enorme, tronco raquítico, pernas curtas e arqueadas para fora, cabeludo como um urso, e feio como um mono. Era como um desses truões disformes, que formavam parte indispensável do séquito de um grande rei da Média Idade, para divertimento dele e de seus cortesões."