Leitura ao Pé do Ouvido on-line apresenta obra de José de Alencar
08 DE agosto DE 2023Leitura ao Pé do Ouvido on-line apresenta A Viuvinha, de José de Alencar. O escritor José Martiniano de Alencar nasceu em 1º de maio de 1829, em Messejana (atual bairro de Fortaleza, Ceará). Após formado em Direito na cidade de São Paulo, regressou para o Rio de Janeiro, onde atuou como advogado e como jornalista no Correio Mercantil, no Jornal do Comércio e no Diário do Rio de Janeiro, instituição em que foi nomeado redator-chefe em 1855. Essa participação na imprensa possibilitou-lhe a publicação de folhetins, muitos dos quais foram posteriormente publicados sob a forma de livro. No meio literário, seu reconhecimento deu-se a partir da publicação, em 1856, das Cartas sobre A confederação dos Tamoios, no Diário do Rio de Janeiro, nas quais criticava o poema épico A confederação dos Tamoios (1856), obra do escritor Domingos Gonçalves de Magalhães, considerado o introdutor do romantismo no Brasil. Faleceu, vítima de tuberculose, na cidade do Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1877, aos 48 anos de idade. Ouça aqui o trecho que selecionamos para você de uma das obras do autor:
O livro integra o acervo da Biblioteca e você pode fazer o empréstimo da obra por até 15 dias. Seja sócio e embarque já nesta leitura!
Trecho lido por Rodrigo Santos de Oliveira:
"Quatro pessoas se achavam reunidas na sala da casa de D. Maria.
O sr. Almeida, sempre grave e sisudo, conversava no vão de uma janela com um outro velho, militar reformado, cuja única ocupação era dar um passeio à tarde e jogar o seu voltarete.
O honrado negociante estava vestido em traje de cerimonia e machucava na mão esquerda um par de luvas de pelica branca, indício certo de alguma grande solenidade, como casamento ou batizado.
Os dois conversavam sobre o projeto do desmoronamento do morro do Castelo, projeto que julgavam devia estender-se a todos os morros da cidade, era um ponto este em que o reumatismo do sr. Almeida e uma antiga ferida do militar reformado se achavam perfeitamente de acordo.
As outras duas pessoas eram um sacerdote respeitável e uma encantadora menina, que esperavam sentados no sofá, a chegada de Jorge."