Literatura e música: veja como foi o Segundas Intenções com a escritora Laura Cohen Rabelo
16 DE novembro DE 2023A romancista e professora mineira Laura Cohen Rabelo foi a convidada de novembro do Segundas Intenções da Biblioteca de São Paulo. O encontro, mediado pelo jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto, durou cerca de duas horas e passou por temas como o início da vida da autora na literatura, os primeiros contatos com os livros e os processos criativos e pessoais que envolveram a construção de suas principais obras, História da Água, Ainda e Caruncho.
Como de costume, o início do encontro foi marcado pela apresentação dos anos iniciais da vida da escritora, suas influências e primeiras experiências com a escrita. Laura Cohen Rabelo nasceu e cresceu em Belo Horizonte e teve pais muito presentes em relação à introdução aos livros "sempre gostei de biblioteca, meus pais são leitores, comecei a escrever com sete anos, por influência deles. Desenhava muito, pensava os livros ilustrados", revelou. Além dos pais, outras influências que construíram a base para os primeiros passos de Laura na escrita fora os livros da coleção vagalume, os gibis da Turma da Mônica e, mais tarde, os contos de Caio Fernando Abreu e poesias de Claudio Manuel da Costa. Ela também contou sobre uma experiência na escola, "quando fiz 11 anos, havia um caderno que passava por todos os alunos, a gente escrevia uma história sem fim. Todos foram parando, eu continuei", a partir de então, a caminhada na literatura não parou mais.
Aos 16, a passagem pelo ateliê de desenho de Marcelino Peixoto a aproximou da música clássica e ajudou na escolha pela graduação em Letras, e foi na própria faculdade que a autora escreveu seu primeiro romance, História da Água, um projeto da disciplina de artes gráficas. O bate-papo com Manuel da Costa Pinto sobre o livro teve como destaque a presença da música, permeando todo o desenrolar da trama e a existência de quatro narradores, uma característica bastante peculiar do obra.
A conversa seguiu para o aprofundamento dos romances Ainda, que aborda a influência do idioma na forma como as pessoas conseguem interpretar o mundo ao seu redor e Caruncho, sua mais recente publicação que também traz a música como fio condutor. A edição conta, inclusive, com um QR Code que leva para uma playlist que complementa o título.
Para acompanhar essas e outras edições do Segundas Intenções acesse nosso canal no YouTube, o Segundas Intenções volta em janeiro na BSP, acompanhe as novidades da nossa programação cultural na agenda da biblioteca.