Morre autor de 'Bravura Indômita'; livro faz parte do acervo da BSP
19 DE fevereiro DE 2020
Foto: Montagem[/caption]O escritor Charles Portis, autor do romance "Bravura Indômita", que foi adaptado duas vezes para o cinema, morreu esta semana, nos Estados Unidos, aos 86 anos. Portis, um ex-repórter de jornal, sofria de Alzheimer. Seu irmão, Jonathan Portis, disse à agência Associated Press que ele morreu em um asilo em Little Rock, Arkansas. O livro encontra-se à disposição para leitura nos acervos das bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos.
Segundo o jornal New York Times, Portis abandonou a profissão de jornalista em 1964, quando estava no auge de sua carreira. Ele cobriu o movimento dos direitos civis no Sul dos EUA: tumultos em Birmingham, Alabama; a prisão de Martin Luther King Jr. em Albany, na Geórgia; a tentativa do governador George C. Wallace de parar o apartheid na Universidade do Alabama.
"Bravura indômita" (1968), foi seu segundo livro e seu maior sucesso. Conta a história do agente federal Rooster Cogburn, "um sujeito sem misericórdia, duro na queda". Foi transformado em filme duas vezes - em 1969, com John Wayne no papel de Cogburn (papel pelo qual recebeu um Oscar), e em 2010, estrelado por Jeff Bridges e dirigido por Joel e Ethan Coen.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


