Morre José Mojica Marins, o Zé do Caixão, aos 83 anos; leia sobre ele na BSP
19 DE fevereiro DE 2020
Foto: Montagem[/caption]Morreu nesta quinta-feira, em São Paulo, o ator, diretor e produtor José Mojica Marins, aos 83 anos. Ele estava internado no hospital Sancta Maria Maggiore, para se tratar de uma broncopneumonia. As informações foram confirmadas ao jornal "Folha de S. Paulo" pela filha de Marins, Liz.
Da infância humilde nos subúrbios de São Paulo até a consagração internacional, Mojica escreveu, dirigiu, produziu e atuou em mais de trinta filmes, como os clássicos "À Meia Noite Roubarei Sua Alma", "Esta Noite Encarnarei No Teu Cadáver" e "O Despertar da Besta". Ele aprendeu a fazer cinema sozinho, usando os recursos disponíveis e formando seus próprios técnicos e atores.
Sua história é contada pelos jornalistas André Barcisnski e Ivan Finotti em "Maldito - A vida e o cinema de José Mojica Marins, o Zé do Caixão", publicada originalmente em 1998, pela editora 34, e que estava há muito tempo fora de catálogo. Em 2015, a Darkside lançou uma nova edição, ampliada, e com acabamento de luxo. Exemplares da primeira edição estão disponíveis para leitura e empréstimo na Biblioteca Parque Villa-Lobos.
Também de Marins uma obra de seu lado menos conhecido, como autor de livros infantis. "O livro horripilante do Zé do Caixão", da Panda Books, reúne contos de terror feitos especialmente para a molecada. Este volume está disponível para leitura e consulta nas bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


