Música, filosofia e humor
09 DE outubro DE 2023
Crédito: Equipe SP Leituras A BSP recebeu no programa Segundas Intenções, do dia 7 de outubro, os poetas e escritores Érico Nogueira e Pedro Marques. Professores da Unifesp, ambos ingressaram na literatura por caminhos literalmente opostos. Érico usa a filosofia como matéria-prima para a produção de seus livros, já o forte da inspiração de Pedro vem da música. Na conversa mediada pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, eles desbravaram os diferentes estilos poéticos, mas com dois pontos em comum: a ironia e o humor.
Érico Nogueira é autor de O livro de Scardanelli, vencedor do prêmio Minas Gerais de Literatura, que faz paródia com os poemas do poeta e filósofo alemão Friedrich Hölderlin, produzidos em seus anos finais de vida, quando foi diagnosticado com insanidade mental. “Uma das características do meu trabalho é a escrita de poemas a partir de modelos, que é algo que os poetas sempre fizeram e fazem, mas a maioria esconde”, comenta Nogueira.
A veia cômica do escritor permeia as outras publicações de sua autoria, como o Dois, Poesia bovina e Aqui, ali e além. “Poesia bovina, por exemplo, contém altas doses de ironias, são poemas bucólicos, contemporâneos, combinando a sátira do nosso mundo com a poesia clássica”, comenta.
Os poemas de Pedro Marques também são recheados de sarcasmos, troças e zombarias com a vida cotidiana, mas confeitados de bossa musical. “A poesia pra mim sempre foi uma coisa cantada, não era algo para ser lido. Muita gente chegou na literatura por meio da música”, conta o escritor, que também atua como compositor e estudioso de poesia literária e vocal.
Marques tem Manuel Bandeira como seu poeta preferido, e não por acaso, tema de um dos seus livros: Manuel Bandeira e a música. É autor também de Cluster, Cena absurdo, Saques & Sacanagens, Assbook, entre outros. “A minha poesia sempre teve ligação com a música e o humor, ou seja, tem a pretensão de fazer rir. Só que a sátira é uma coisa meio reacionária porque você bate só no outro que se desvia do comportamento padrão, por isso me critico também nos poemas. Não podemos viver encastelados, o poeta tem que ser castigado também.”
A entrevista completa com Érico Nogueira e Pedro Marques está disponível na página do Facebook da BSP. O próximo Segundas Intenções acontece no dia 11 de novembro, das 11h às 13h, e contará com a presença da escritora, professora e editora Laura Cohen Rabelo. Não é necessário inscrição.
Notícias
Sarau da Juventude fortalece protagonismo jovem e revela novos talentos
Por meio da poesia e de outras linguagens, coletivo de jovens constrói, junto com a Biblioteca de São Paulo, um espaço de expressão e fortalecimento de trajetórias.
Postado em 27 DE fevereiro DE 2026
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026


