Na sua casa pode caber o mundo inteiro!
02 DE junho DE 2020

O mês de maio ganhou mais cor e imaginação com o lançamento da série "Na minha casa cabe o mundo inteiro", projeto que faz parte da Hora do Conto das Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos. Já foram publicados três vídeos, em nossa página do Facebook, nos quais a contadora de histórias Kiara Terra nos desafia a buscar, dentro de casa, novas histórias, objetos e maneiras de contá-las. O objetivo é descobrir o encanto de contagiar e ser contagiado por lendas, contos, fábulas e poesias.
No primeiro vídeo, Kiara ensina como usar recursos que fazem parte do nosso cotidiano para criar personagens, lugares e outros elementos que podem estar presentes na história que se quer contar. Esta dica importante para tornar o momento mais lúdico é utilizada por diversos contadores de histórias. É o caso do escritor Estevão Marques que, com seu projeto chamado Colherim, compartilha a utilização de colheres como elementos percussivos. O grupo Trii também tem um vídeo no qual colheres são elementos da contação. E, no programa Quintal da Cultura, da TV Cultura, há um episódio com contadores utilizando itens diversos e simples, que você pode encontrar na sua casa e reunir para compor sua própria narrativa. Assista aqui e inspire-se!
Já no segundo episódio da série "Na minha casa cabe o mundo inteiro", Kiara incentiva a encontrarmos o narrador em nós mesmos e dá dicas para isso. Relembre e complemente com algumas dicas que o site Leiturinha selecionou para buscar o contador de história que temos guardado dentro de nós. Veja aqui o conteúdo.
E, no último sábado de maio, o projeto trouxe uma reflexão: desconstruir o "Era uma vez". Kiara sugere, neste terceiro episódio, a busca por novos referenciais tanto na literatura quanto nos personagens e protagonistas de grandes histórias, fictícias ou reais. Muitas delas, já adaptadas para o universo infantil, apresentam líderes e pessoas que estiveram à frente de grandes transformações sociais. Veja, algumas dicas de leitura, para você se apropriar e fazer na sua contação:
[gallery size="medium" ids="60225,60226,60227"]
Mais uma dica:
O Banco Itaú, por meio da campanha de incentivo à leitura “Leia para uma criança”, oferece diversos livros digitais gratuitos para baixar no celular ou no computador. Uma das grandes histórias de sucesso desta iniciativa é o livro infantil "Malala: a menina que queria ir para a escola", de Adriana Carranca e ilustrado por Bruna Assis. Experimente essa forma diferente de contar grandes histórias. Acesse aqui.
E lembre-se, o projeto "Na minha casa cabe o mundo inteiro" continua acontecendo. Agora vamos entrar no universo das histórias e brincadeiras com Lili Flor e Paulo Pixu. Todo sábado, às 15h, em nossa página do Facebook.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


