Nascimento de Monteiro Lobato
17 DE abril DE 2014
Nesta sexta, 18 de abril, celebra-se o nascimento de Monteiro Lobato, um dos mais influentes escritores brasileiros da literatura infantojuvenil. Para homenageá-lo, foi instituído no Brasil que nesta dada comemora-se também o Dia Nacional do Livro Infantil.
Nascido na cidade de Taubaté (SP), no ano de 1882, José Bento Renato Monteiro Lobato formou-se em Direito, mas atuou como tradutor e editor de livros. Em 1918, comprou a Revista do Brasil, que transformou em instrumento da causa nacionalista. Fundou, depois, a primeira editora brasileira, a Monteiro Lobato & Cia., e, em 1925, a Companhia Editora Nacional.
Mas foi com o seus textos para o público infantil que Monteiro Lobato notadamente se destacou. Por meio dos personagens Narizinho, Pedrinho, Emília, Dona Benta e Tia Nastácia – moradores do Sítio do Pica-pau Amarelo – traçou um retrato do homem brasileiro.
Além das obras infantis, escreveu artigos, críticas, crônicas e prefácios que tratavam de temas brasileiros, como a importância do petróleo e do ferro.
Recentemente, foi lançada uma compilação de seus contos publicados nos livros Urupês (1918), Cidades mortas (1920), Negrinha (1922) e O macaco se fez homem (1923).
No acervo da BSP você encontra:

Urupês
Lançado em 1918, este livro apresenta pela primeira vez um dos personagens mais marcantes da literatura lobatiana: o caipira Jeca Tatu, um “sombrio urupê de pau podre a modorrar silencioso no recesso das grotas”. Com ele, Lobato antecipa uma postura ecológica ao defender o meio ambiente, explorando temas como a queimada e o desmatamento no Vale do Paraíba, alertando, com o conto “Velhas Pragas”, sobre as causas do empobrecimento do solo.

O Pica-pau amarelo (Audiolivro)
Depois de receber uma carta do Pequeno Polegar, Dona Benta aceita ter os habitantes do País das Maravilhas como os novos moradores do Sítio do Picapau Amarelo. Com a presença de Peter Pan, Dom Quixote, Branca de Neve, Aladim, Gata Borralheira e muitos outros personagens, o Sítio se torna palco de grandes aventuras e muitas confusões, como quando o Mar dos Piratas transbordou e alagou o castelo da Branca de Neve, causando medo na princesa e nos anões. Sem falar no triunfante resgate dos anões da torre ilhada pelos piratas do 'Hiena dos Mares', que depois tornou-se o 'Beija-Flor das Ondas', o iate de passeio da Turma do Sítio.

Emília no país da gramática
Este livro conta a viagem que Pedrinho, Narizinho, Visconde, Quindim e Emília fazem até o País da Gramática. Lá eles aprendem a língua portuguesa usando a imaginação e a criatividade. Como? Caminhando pelos bairros da cidade Portugália, brincando de criar palavras, interjeições, orações e conversando com as senhoras Etimologia, Sintaxe, Ortografia e muitas outras, que ensinam a origem e o significado das palavras e como escrevê-las corretamente, formando frases coerentes e coesas.

O saci
Mais uma vez de férias no Sítio do Picapau Amarelo, Pedrinho se aventura pelos mistérios do assombrado Capoeirão dos Tucanos na companhia do Saci. Juntos, eles veem de perto os mitos do folclore brasileiro, como a Porca dos Sete Leitões, a Cuca e o Boitatá.
Notícias
.jpg&largura=700&altura=393)
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Confira nossas indicações
Postado em 08 DE abril DE 2025
E o Oscar vai para...
Leia as histórias que chegaram à maior premiação do cinema!
Postado em 05 DE março DE 2025
Exposição Tesouros da Terra - sementes da inovação
Tesouros da Terra, exposição inédita em São Paulo e Brasília, apresenta a inovação, tecnologia e a ciência que estão por trás do desenvolvimento da Agricultura.
Postado em 18 DE fevereiro DE 2025
Vale a pena ler de novo!
(Re)descubra histórias incríveis!
Postado em 05 DE fevereiro DE 2025