Noemi Jaffe desvenda o ‘estranhamento’ na obra de Clarice Lispector
10 DE dezembro DE 2020
Noemi Jaffe iniciou trazendo a etimologia da palavra estranho a fim de desmistificar o termo usado, algumas vezes, como um aspecto negativo. A partir dessa reflexão, ela trouxe uma ramificação de termos que se convergem.
Ela explicou que o ‘estranho’ na obra de Clarice Lispector está tanto em seus personagens, que não se encaixam nos padrões da sociedade, quanto nas suas ações que estão fora do habitual.
A aula, praticamente, girou em torno do livro “A Legião Estrangeira”, publicado em 1964. Nele estão reunidos contos em que figuram adolescentes, crianças, bichos, idosos, baratas e pessoas sem nome. “Esses personagens dão margem a um trabalho literário de investigação do não-convencional, de como vivem, se comportam e reagem a não-convencionalidade essas pessoas que se encontram fora dos padrões desejáveis”, explicou Noemi.
Outro ponto destacado durante a explanação foi como as obras da escritora conversam com a época em que vivemos. “Clarice propõe um processo que a literatura faz de mais importante e melhor que é desautomatização e desbanalização. A tendência do mundo e da sociedade do trabalho faz com que tudo entre no piloto automático”. E completa: “ler é um desafio doloroso, o que ela propõe - ‘sai do lugar que é confortável para você’- não é fácil para ninguém”.
Interessado nas obras da Clarice Lispector? Você encontra os livros “A Legião Estrangeira”, “A Hora da Estrela”, “Paixão Segundo GH”, “Perto do Coração Selvagem”, entre outros, na nossa biblioteca. Aproveite para fazer seu empréstimo!
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


