“O dia que eu conheci Jorge Amado”
17 DE fevereiro DE 2023
Qualquer escritor gostaria de ter em seu currículo um texto lido e elogiado por Jorge Amado. A façanha fica ainda mais notória pelo fato do autor em questão ser um adolescente de apenas 17 anos e o texto citado uma redação escolar. Estamos falando de Alexandre Rabelo, convidado do programa Segundas Intenções da Biblioteca de São Paulo, que viveu essa experiência após vencer um concurso da Câmara dos Vereadores de São Paulo, que tinha como premiação um encontro com o escritor baiano e, de presente, uma coletânea com suas obras autografadas. “Considero esse momento o meu batismo literário. Extremamente simpático e humilde, ele disse que eu tinha talento para ser escritor e caso precisasse de alguma coisa poderia procurá-lo em Salvador. Logo eu que nunca tinha saído da Vila Cachoeirinha.”
O encontro foi o impulso definitivo para Alexandre decidir sua carreira profissional. Os livros já faziam parte de sua vida desde a infância. Tem memória afetiva, inclusive, com várias obras, como Rei Arthur e seus Cavaleiros, de Thomas Malory, e O Caso da Borboleta Atíria, de Lúcia Machado de Almeida, com viés mais juvenil. Aos 15 já lia os clássicos da literatura como O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, e Ligações Perigosas, de Charles de Laclos.
Mesmo com toda base e incentivo, Alexandre demorou para ter o seu primeiro livro, o Nicotina Zero, um livro de antiajuda, lançado pela editora Hoo, em 2015. “Escrevi esse livro entre meus 27 e 28 anos, mas só fui publicar aos 37. Deixei ele 10 anos na gaveta porque para mim era muito difícil me relacionar no meio literário. Acho muito elitista”, conta.
Alexandre publicou ainda Itinerários para o Fim do Mundo (Patuá, 2018) e Miss Macunaíma (Record, 2022), seu livro mais complexo, repleto de simbologias. É também um dos organizadores e autores da antologia da prosa e poesia de A Resistência dos Vaga-Lumes (Nós, 2019), que reúne 61 dos principais autores LGBTQIA+. Assista a entrevista completa com Alexandre Rabelo no YouTube da BSP.
O próximo programa do Segundas Intenções será no dia 11 de março, das 11h às 13h, com a poeta, tradutora e mestre em Literatura Brasileira Julia de Souza. Participe!
Notícias

Leitura ao Pé do Ouvido apresenta obra de Machado de Assis
Ouça trecho do livro de poemas desse escritor brasileiro
Postado em 14 DE março DE 2023
Segundas Intenções de março conta com a presença de Julia de Souza
Participe desse bate-papo que será repleto de poesia
Postado em 02 DE março DE 2023
Mês da Mulher na BSP!
Conheça autoras de destaque selecionadas por nossa equipe de acervo.
Postado em 27 DE fevereiro DE 2023
Leitura ao Pé do Ouvido apresenta obra de João do Rio
Ouça trecho do livro A alma encantadora das ruas
Postado em 14 DE fevereiro DE 2023