O Segundas Intenções de setembro será com a escritora Natalia Timerman
01 DE setembro DE 2022O mundo digital é o pano de fundo do primeiro romance de Natalia Timerman. O livro Copo Vazio conta a história de Mirela, uma mulher bem-sucedida que se torna extremamente vulnerável ao ser abandonada por Pedro, o namorado que conheceu por meio de um aplicativo de relacionamentos. O enredo da obra surgiu da experiência da autora como médica psiquiatra. “Eu via que independentemente de classe social e gênero, as pessoas em situação de abandono ficam muito fragilizadas, como se a existência delas dependesse de outra pessoa. A recorrência desse tema nos atendimentos, tanto na clínica particular quanto no hospital penitenciário, me fez ter vontade de investigar isso literariamente”, diz.
Com mestrado em psicologia e doutoranda em Letras, pela USP, Natalia comenta que as redes sociais atualmente pontuam a maior parte dos relacionamentos. “É tudo muito rápido, fácil, fugaz, mas ao mesmo tempo intenso, o que pode resultar em uma combinação explosiva”.
Além de ser uma carreira instigante, a medicina permeia todas as obras da autora. Em Desterro: histórias de um hospital-prisão (Elefante, 2017), sua primeira publicação, Natalia usa sua experiência em um hospital penitenciário para relatar os sentimentos profundos que rondam a vida de suas pacientes, como morte, rotina, esperança, confinamento, sonho, violência, solidão e carência. Já a coletânea de contos Rachaduras (Quelônio, 2019) fala dos desejos de uma sociedade marcada por insatisfações, medos inconscientes, impasses sociais e agitação dos acasos cotidianos.
A escritora é também colunista na plataforma Universa, do UOL. O bate-papo presencial com Natalia Timerman tem mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto e acontece no dia 10 de setembro, das 11h às 13h. Não é necessário inscrição. Participe!
Para ler!