O Segundas Intenções de setembro será com a escritora Natalia Timerman
01 DE setembro DE 2022
Crédito: Renato Parada O mundo digital é o pano de fundo do primeiro romance de Natalia Timerman. O livro Copo Vazio conta a história de Mirela, uma mulher bem-sucedida que se torna extremamente vulnerável ao ser abandonada por Pedro, o namorado que conheceu por meio de um aplicativo de relacionamentos. O enredo da obra surgiu da experiência da autora como médica psiquiatra. “Eu via que independentemente de classe social e gênero, as pessoas em situação de abandono ficam muito fragilizadas, como se a existência delas dependesse de outra pessoa. A recorrência desse tema nos atendimentos, tanto na clínica particular quanto no hospital penitenciário, me fez ter vontade de investigar isso literariamente”, diz.
Com mestrado em psicologia e doutoranda em Letras, pela USP, Natalia comenta que as redes sociais atualmente pontuam a maior parte dos relacionamentos. “É tudo muito rápido, fácil, fugaz, mas ao mesmo tempo intenso, o que pode resultar em uma combinação explosiva”.
Além de ser uma carreira instigante, a medicina permeia todas as obras da autora. Em Desterro: histórias de um hospital-prisão (Elefante, 2017), sua primeira publicação, Natalia usa sua experiência em um hospital penitenciário para relatar os sentimentos profundos que rondam a vida de suas pacientes, como morte, rotina, esperança, confinamento, sonho, violência, solidão e carência. Já a coletânea de contos Rachaduras (Quelônio, 2019) fala dos desejos de uma sociedade marcada por insatisfações, medos inconscientes, impasses sociais e agitação dos acasos cotidianos.
A escritora é também colunista na plataforma Universa, do UOL. O bate-papo presencial com Natalia Timerman tem mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto e acontece no dia 10 de setembro, das 11h às 13h. Não é necessário inscrição. Participe!
Para ler!
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


