Obra de Conceição Evaristo será discutida no Clube do Audiolivro de novembro
20 DE outubro DE 2021
Crédito: Leo Martins A obra é considerada um dos romances memorialistas mais importantes da literatura contemporânea. Nela, a autora conta, por meio de personagens, as suas lembranças da infância e da juventude vividas na favela Pindura Saia, em Belo Horizonte (MG).
Conceição Evaristo escreve com lirismo e delicadeza sobre o cotidiano dos moradores que enfrentam o desamparo, o preconceito, a fome e a miséria. A escuta atenta do audiolivro possibilita aos leitores refletirem sobre questões profundas da sociedade brasileira.
Com as suas obras, a escritora cunhou na literatura o conceito escrevivência. O termo, segundo ela, dá luz à mulher negra que escreve o que vive, como protagonista de suas histórias e de seu tempo.
No Clube do Audiolivro, os participantes poderão compartilhar sua experiência de leitura e se aprofundar na discussão sobre a obra. As inscrições começam no dia 21 de outubro e podem ser feitas AQUI. Os inscritos precisam de ser sócios da biblioteca para ouvir o audiolivro, sendo possível fazer a carteirinha presencialmente ou on-line, de forma simples e rápida.

“Um dia, agora ela já sabia qual seria a sua ferramenta, a escrita. Um dia, ela haveria de narrar, de fazer soar, de soltar as vozes, os murmúrios, os silêncios, o grito abafado que existia, que era de cada um e de todos. Maria-Nova um dia escreveria a fala de seu povo.”
Conceição Evaristo, em Becos da Memória
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


