Obra de Noemi Jaffe mexe com os sentimentos no Clube de Leitura Online
27 DE maio DE 2020
Noemi Jaffe e a capa de seu novo livro, "O Que Ela Sussurra". Foto: Montagem/ Divulgação[/caption]"O que ela sussurra", de Noemi Jaffe, foi o centro do debate do Clube de Leitura Online de maio, realizado, no dia 22, com coordenação de Fernanda, Janaína e Rodrigo, da equipe da biblioteca. O encontro abordou os diversos aspectos da obra, procurou contextualizar o cenário apresentado no livro e exibiu trechos de uma entrevista da escritora para contribuir com o debate. A protagonista de "O que ela sussurra" é Nadejda, jovem russa que guardou na memória os poemas de seu marido morto pela censura soviética para evitar que fossem apagados para sempre da história. E foram os sentimentos e as sensações desta mulher retratada por Noemi que mexeram com os participantes do Clube deste mês.
Muitos dos que estiveram no encontro disseram que experimentaram momentos difíceis durante a leitura. O enfrentamento da pandemia e a vivência do distanciamento social levaram integrantes do Clube a dar uma parada no avanço das páginas. O sofrimento da personagem principal, reforçado pela opressão, solidão e falta de liberdade do panorama retratado na história, foram determinantes neste breve afastamento. Mas, como era de se esperar, o enredo intrigante, alinhado por Noemi, trouxe a todos de volta ao livro. Estes elementos também fizeram os participantes do encontro a lembrar de questões como liberdade, democracia e afeto.
A personagem Nadejda de Noemi foi inspirada em uma mulher que existiu de verdade, morreu em 1980, e escreveu dois livros autobiográficos, na década de 1970: "A esperança abandonada" e "Esperança contra esperança". Aliás, Nadejda, em russo, significa esperança, importante frisar. Vale acrescentar que a Nadejda real foi casada com o poeta Óssip Mandelstam, morto pela ditadura stalinista.
Quer saber mais sobre Noemi Jaffe? A Biblioteca Parque Villa-Lobos promoveuna noite desta segunda-feira, dia 25, o programa Segundas Intenções Online com a escritora e você confere o bate-papo na íntegra, exibido pelo Facebook, clicando aqui.
Gostou? O Clube de Leitura Online, realizado em parceria com a Companhia das Letras, terá novo encontro no dia 19 de junho, das 15h às 17h. As vagas são limitadas (confira a disponibilidade). Fique atento, portanto, porque elas começam às 10h do dia 5 de junho pelo link: https://bsp.org.br/inscricao/ Lembrando que o participante receberá o link para a leitura do livro e o aviso para ingressar na plataforma online, para a reunião do Clube.
Outra dica para quem gosta de literatura é acompanhar o programa Segundas Intenções Online, que receberá, na próxima segunda-feira, dia 1º de junho, às 19h, a escritora, poeta e cordelista Jarid Arraes. Não é necessário fazer inscrição. Basta entrar em https://www.facebook.com/BSPbiblioteca/. Convite feito!
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


