Obra de Ítalo Calvino é destaque do Leitura ao Pé do Ouvido online
16 DE janeiro DE 2024
Leitura ao Pé do Ouvido apresenta A entrada na guerra, de Ítalo Calvino. O trecho destacado faz parte do capítulo “Os vanguardistas em Menton”. Ouça o trecho que selecionamos para você e embarque já nesta leitura disponível para empréstimo no acervo da BSP.
Trecho lido:
“Era setembro de 1940 e eu tinha quase dezessete anos. Depois do jantar, não via a hora de sair para passear, embora quase não fizesse outra coisa durante o dia. Talvez bem naquela época eu estivesse começando a tomar gosto pela vida, mesmo sem me dar conta, porque estava na idade em que se tem a certeza de que sempre se possuiu cada coisa nova que se conquista. Minha cidade, interrompido o turismo por causa da guerra, tinha como se recolhido em sua casca provinciana; e eu a sentia mais familiar e mensurável. As noites eram lindas, os apagões pareciam uma moda excitante, a guerra, um fato longínquo e habitual; em junho sentimos que ela estava por perto, mas só por um breve lapso de dia espantosos; depois parecia que tudo tivesse acabado; depois paramos de esperar.”
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


