Obra do autor de O Senhor dos Anéis é destaque na BSP!
30 DE agosto DE 20232 de setembro é o aniversário de um dos escritores mais marcantes do século XX, J. R. R. Tolkien. Confira a seguir a lista com dicas de leitura separadas especialmente por nossa equipe de acervo com obras do autor:
Sr. Boaventura
Sr. Boaventura é uma história contada por J.R.R. Tolkien aos seus filhos pequenos na década de 1930. Além de escrever tudo à mão, Tolkien também fez as ilustrações que compõem o livro. Considerado um conto de excentricidade, seu enredo e desenhos são comparados a clássicos da literatura infantil como As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, Pedro Coelho, de Beatrix Potter, e A Book of Nonsense, de Edward Lear. Sr. Boaventura é um sujeito metódico, que gosta de usar chapéus altos e está acostumado a uma vida pacata em sua casa de cômodos também altos, na companhia de Girafoelho, seu excêntrico bicho de estimação, que quase só acorda para comer. Um dia, Sr. Boaventura decide comprar um carro e visitar seus amigos, os Broncos. A partir de então, ele se mete em grandes enrascadas, envolvendo seus amigos e conhecidos nelas. Apesar de ser uma história bem diferente do restante da obra de Tolkien, mais voltada a crianças pequenas, Sr. Boaventura já tem alguns traços típicos do autor, como a sua crítica à modernidade e toques de insólito. O resultado é uma divertida história, cheia de ação e peripécias que garantem boas risadas a crianças e adultos (resumo da Amazon).
O Senhor dos Anéis: volume único
"Um Anel que a todos rege, Um Anel para achá-los, Um Anel que a todos traz para a escuridão atá-los". O grande épico de J.R.R. Tolkien em volume único e capa especial da série do Prime Video. Nos tempos antigos da Terra-média, mais especificamente na Segunda Era, os ferreiros-élficos de Eregion, liderados por Celebrimbor, criaram os Anéis de Poder. Mas o que eles não sabiam, era que em Mordor, Sauron, o Senhor das Trevas, forjou o Um Anel, enchendo-o com seu próprio poder para que pudesse governar todos os outros. Depois da Batalha da Última Aliança, onde Elfos, liderados por Elrond e Gil-galad, e os poderosos Homens de Númenor, liderados por Elendil e Isildur. lutaram juntos contra Sauron, ele foi derrotado e o seu Anel foi tirado dele. Sauron vagou em forma de um espírito derrotado por séculos, até que depois de ter reunido um pouco de forças, buscou seu artefato em vão. Ele estava perdido e se tornara apenas uma lenda, conhecida por poucos na Terra-média. Depois de muitas eras, o Um Anel caiu por acaso nas mãos do improvável hobbit Bilbo Bolseiro do Condado. Quando Bilbo atingiu seu onzentésimo primeiro aniversário, acabou legando a seu jovem sobrinho Frodo o Anel Governante. Porém, o mago Gandalf, depois de muito estudar, descobre a verdade sobre o artefato e indica a Frodo uma missão perigosa: viajar pela Terra-média, mergulhar nas sombras de Mordor e destruir o Anel, lançando-o na Fenda da Perdição (resumo da Amazon).
As aventuras de Tom Bombadil
As três partes que compõem este livro incluem, além do texto original do poema de Tolkien, duas traduções para o português. São dois poemas que procuram, através de linguagens diferentes, aproximar o leitor da poesia tolkieniana. O primeiro, do poeta William Guedes, foi feito em versos brancos, mas mantendo a métrica irregular do poema original. O segundo, de Ronald Kyrmse, reflete uma tradução mais técnica usando ao máximo o conhecimento do mundo e dos personagens do autor. A poesia que pode ter se perdido na leitura dessas duas traduções pode ser resgatada no confronto com o original inglês reproduzido integralmente na terceira e última parte deste livro (resumo da livraria Cultura).
Mestre Gil de Ham
História, escrita pelo autor de 'O Hobbit', é ambientada no vale do Tâmisa, na Inglaterra, num passado maravilhoso e distante, quando ainda existiam gigantes e dragões. Seu herói, Mestre Gil, é na realidade um fazendeiro totalmente desprovido de heroísmo, mas que, graças à boa sorte e à ajuda do cachorro Garm, da égua cinzenta e da espada mágica Caudimordax, ou Morde-cauda, amansa o dragão Chrysophylax e ganha enorme fortuna. Esta edição inclui o texto publicado pela primeira vez em 1949, com as ilustrações originais de Pauline Baynes, as quais Tolkien considerava um acompanhamento perfeito para a história. Também inclui, publicadas pela primeira vez, a mais antiga versão escrita da história e as anotações de Tolkien para uma possível continuação (resumo da livraria Cultura).
Para realizar o empréstimo dessas e de outras obras basta ser sócio da BSP, é grátis!
Ainda não tem sua carteirinha? Clique aqui.
BibliON e Tocalivros
Quem tem a carteirinha da BSP também tem acesso aos acervos digitais da BibliON e da Tocalivros, com e-books e audiolivros. Para ajudar você a começar a navegar por essas plataformas, nossa equipe também trouxe uma lista adicional com sugestões de leitura disponíveis por lá, com o tema do mês.
A Natureza da Terra-média
Cartas do Papai Noel
Queda de Númenor e outros contos da Segunda Era da Terra-média
A batalha de Maldon e o regresso de Beorhtnoth
O Senhor dos Anéis: as duas torres
O Senhor dos Anéis: o retorno do Rei
O Senhor dos Anéis: a sociedade do anel
A Estrada Perdida e Outros Escritos