Oficina online de minicontos tem início com canções e fábulas
08 DE março DE 2021
Milena Mulatti Magri e Gustavo Scudeller. Foto: arquivo pessoal.[/caption]Uma canção de Tim Maia, duas fábulas e um miniconto foram alguns dos materiais que os professores Milena Mulatti Magri e Gustavo Scudeller compartilharam na primeira aula da Oficina Online Personagens do Trabalho, em 6 de março. A atividade integra o Literatura Brasileira no XXI, projeto realizado em parceria com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O objetivo dos encontros, marcados para todos os sábados de março (inscrições encerradas), é promover uma reflexão sobre o labor, o emprego e outras questões relacionadas com o tema, e, a partir daí, estimular a criação de conteúdos autorais, no formato de miniconto.
Na teoria, esse gênero representa um tipo de texto muito curto, que usa o mínimo de elementos para exprimir uma ideia. Ele tem, entre suas principais características, a concisão e o subtexto. E, para introduzir o assunto, já estabelecendo conexão com os aspectos do trabalho, a canção "Um dia eu chego lá", de Tim Maia, foi a selecionada pela dupla que comandou a manhã de atividades. Milena, que é especialista em Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, e Gustavo, professor do Departamento de Letras da Unifesp, traçaram paralelos entre as escolhas feitas pelo autor e as lacunas deixadas pela música para que o ouvinte preenchesse.
[caption id="attachment_64383" align="aligncenter" width="1025"]
Reprodução.[/caption]Esse encadeamento de ideias também passou pela apresentação de um trecho do documentário "Art é Arte", sobre o sarau da Cooperifa, movimento cultural da zona Sul de São Paulo. A relação do taxista Jairo com a poesia que ele extrai do dia a dia nas ruas, nos intervalos ou durante seu trabalho, foi o "recorte" do vídeo feito pelos professores.
A aula promoveu ainda a interpretação de duas fábulas: "O estojo e as pérolas" e "Ajudando as plantas a crescerem", extraídas do livro "Fábulas chinesas", de Sérgio Capparelli e Márcia Schamltz. A música tomou conta de parte das reflexões, com as referências trazidas por Milena e Gustavo com a canção "Dorival", da Academia da Berlinda.
[caption id="attachment_64382" align="aligncenter" width="1027"]
Reprodução.[/caption][caption id="attachment_64386" align="aligncenter" width="1024"]
Reprodução.[/caption]As intersecções com a obra e o próprio nome de Dorival Caymmi, os perigos da vida de um trabalho que se dá no mar, as inquietações - inclusive ciúmes - de alguém que gostaria que o outro tivesse um emprego mais estável foram alguns aspectos do estudo. Para encerrar, um miniconto (reproduzido abaixo), como exemplo, abriu caminho para o exercício do dia. Os alunos ficaram de produzir um desses textos bem curtos, deixando lacunas significativas para a interpretação do leitor, seja na construção dos personagens, do cenário ou no desenlace da narrativa. Importante acrescentar que o resultado da atividade renderá publicações no site do projeto Literatura Brasileira no XXI.
Que tal você também experimentar o mesmo exercício em casa? Pode ser um bom início para praticar a escrita criativa. Como os alunos, em aula, parta, por exemplo, de narrativas que incluam histórias que aconteceram no seu trabalho, com seus colegas ou com você, enquanto trabalhava.
[caption id="attachment_64389" align="aligncenter" width="1920"]
Reprodução.[/caption]
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


