Oficina online de minicontos tem início com canções e fábulas
08 DE março DE 2021

Uma canção de Tim Maia, duas fábulas e um miniconto foram alguns dos materiais que os professores Milena Mulatti Magri e Gustavo Scudeller compartilharam na primeira aula da Oficina Online Personagens do Trabalho, em 6 de março. A atividade integra o Literatura Brasileira no XXI, projeto realizado em parceria com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O objetivo dos encontros, marcados para todos os sábados de março (inscrições encerradas), é promover uma reflexão sobre o labor, o emprego e outras questões relacionadas com o tema, e, a partir daí, estimular a criação de conteúdos autorais, no formato de miniconto.
Na teoria, esse gênero representa um tipo de texto muito curto, que usa o mínimo de elementos para exprimir uma ideia. Ele tem, entre suas principais características, a concisão e o subtexto. E, para introduzir o assunto, já estabelecendo conexão com os aspectos do trabalho, a canção "Um dia eu chego lá", de Tim Maia, foi a selecionada pela dupla que comandou a manhã de atividades. Milena, que é especialista em Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, e Gustavo, professor do Departamento de Letras da Unifesp, traçaram paralelos entre as escolhas feitas pelo autor e as lacunas deixadas pela música para que o ouvinte preenchesse.
[caption id="attachment_64383" align="aligncenter" width="1025"]

Esse encadeamento de ideias também passou pela apresentação de um trecho do documentário "Art é Arte", sobre o sarau da Cooperifa, movimento cultural da zona Sul de São Paulo. A relação do taxista Jairo com a poesia que ele extrai do dia a dia nas ruas, nos intervalos ou durante seu trabalho, foi o "recorte" do vídeo feito pelos professores.
A aula promoveu ainda a interpretação de duas fábulas: "O estojo e as pérolas" e "Ajudando as plantas a crescerem", extraídas do livro "Fábulas chinesas", de Sérgio Capparelli e Márcia Schamltz. A música tomou conta de parte das reflexões, com as referências trazidas por Milena e Gustavo com a canção "Dorival", da Academia da Berlinda.
[caption id="attachment_64382" align="aligncenter" width="1027"]

[caption id="attachment_64386" align="aligncenter" width="1024"]

As intersecções com a obra e o próprio nome de Dorival Caymmi, os perigos da vida de um trabalho que se dá no mar, as inquietações - inclusive ciúmes - de alguém que gostaria que o outro tivesse um emprego mais estável foram alguns aspectos do estudo. Para encerrar, um miniconto (reproduzido abaixo), como exemplo, abriu caminho para o exercício do dia. Os alunos ficaram de produzir um desses textos bem curtos, deixando lacunas significativas para a interpretação do leitor, seja na construção dos personagens, do cenário ou no desenlace da narrativa. Importante acrescentar que o resultado da atividade renderá publicações no site do projeto Literatura Brasileira no XXI.
Que tal você também experimentar o mesmo exercício em casa? Pode ser um bom início para praticar a escrita criativa. Como os alunos, em aula, parta, por exemplo, de narrativas que incluam histórias que aconteceram no seu trabalho, com seus colegas ou com você, enquanto trabalhava.
[caption id="attachment_64389" align="aligncenter" width="1920"]

Notícias
.jpg&largura=700&altura=393)
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Confira nossas indicações
Postado em 08 DE abril DE 2025
E o Oscar vai para...
Leia as histórias que chegaram à maior premiação do cinema!
Postado em 05 DE março DE 2025
Exposição Tesouros da Terra - sementes da inovação
Tesouros da Terra, exposição inédita em São Paulo e Brasília, apresenta a inovação, tecnologia e a ciência que estão por trás do desenvolvimento da Agricultura.
Postado em 18 DE fevereiro DE 2025
Vale a pena ler de novo!
(Re)descubra histórias incríveis!
Postado em 05 DE fevereiro DE 2025