Oficina online ensina métrica e ritmo na poesia com versos de Horácio
21 DE dezembro DE 2020
Música e ritmo na poesia metrificada. Foto: Pexels[/caption]Para encurtar a distância entre teoria e prática, doutrina e poesia, a oficina online "O poeta é um fazedor: ritmos antigos e versos contemporâneos" propõe um modo ao mesmo tempo divertido, inovador e rigoroso de ensinar métrica. As aulas acontecem às terças e quintas, de 5 a 14 de janeiro, das 14 às 16h. Para se inscrever, basta acessar www.bsp.org.br/inscricao. Vagas limitadas.
A partir de versos do célebre poeta romano Horácio (65 a.C. – 8 a.C.), Nogueira exercita a criatividade e afina o ouvido musical dos alunos. O curso faz parte do projeto Literatura Brasileira no XXI, em parceria com a Unifesp.
Partindo da análise minuciosa de alguns dos metros utilizados por Horácio, e de como podem ser recriados em português, pretendemos ensinar o básico da técnica do verso metrificado e regular em nossa língua.
"Para tanto, proporemos uma série de exercícios métrico-rítmicos, mediante os quais os alunos tomarão contato com a própria técnica da poesia, refinando o pensamento e afinando a imaginação", diz o professor.
Érico Nogueira é professor de Língua e Literatura Latinas na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura com "Contra o Bicho da Terra tão Pequeno" (2018), e finalista do Prêmio Jabuti com "Poesia Bovina" (2014) e "Dois" (2010). Venceu o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura por "O Livro de Scardanelli" (2008). Atualmente é pesquisador visitante na Universidade de Oxford, onde estuda e traduz o poeta britânico Geoffrey Hill.
O poeta é um fazedor: ritmos antigos e versos contemporâneos. Com Érico Nogueira. Dias 5, 7, 12, 14 de janeiro, as 14h às 16h. Para maiores de 18 anos. Carga horária: 8 horas. Inscrições abertas a partir do dia 23, às 10h. Para participar, clique aqui. Vagas limitadas.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


