Parceria com Cia das Letras, Clube de Leitura virtual discute "Apátridas"
27 DE abril DE 2020
A capa de 'Apátridas' e o seu autor, Alejandro Chacoff[/caption]O primeiro Clube de Leitura da BSP realizado em parceria com a editora Companhia das Letras, na sexta (24), trouxe ao centro do debate o livro "Apátridas", romance de estreia do escritor, ensaísta e crítico literário da revista Piauí Alejandro Chacoff. Foi também a estreia do programa da biblioteca no formato de reunião virtual em vídeo, com participação de pelo menos dois leitores de fora de São Paulo.
Em "Apátridas", Chacoff segue a atual tendência da literatura contemporânea brasileira de autoficção, em que as fronteiras entre memória e ficção são pouco definidas. O narrador do romance volta dos Estados Unidos, onde passou a infância, e vai para a casa do avô materno, no interior do Mato Grosso. Nesse choque de mundos e gerações, ele descobre muito sobre sua origem, sobre sua família e sobre seu país natal.
A discussão girou muito em torno da prosa sofisticada de Chacoff e de sua inserção no gênero da autoficção. "Ele traz muito da sua história para o romance", disse o moderador Leonardo Costa. Já a leitora Ivone Basílio falou que o autor escreve de "maneira muito delicada": "Tem algumas imagens que ele usa, por exemplo, 'ele ria em inglês'. Gostei muito dessa forma como ele colocava as coisas".
Fabi Gaton, que é professora de literatura em Valinhos, elogiou a iniciativa da BSP de colocar o Clube de Leitura neste formato de reunião virtual em vídeo, o que a permitiu participar do programa. Leitora de clássicos, viu na escolha de "Apátridas" uma oportunidade de investir na literatura brasileira contemporânea: "E foi uma grata surpresa. O livro tem ritmo e delicadeza".
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


